Governador confere obras noturnas do Metrô de Fortaleza

2 de outubro de 2009 - 12:41

Os trens iniciam os testes em outubro de 2010 entre as estações José de Alencar e São Benedito.



Os serviços de escavação do túnel que ligará as estações São Benedito, José de Alencar e a estação Central (Chico da Silva), do Metrô de Fortaleza, ficarão concluídos em sete meses, 13 meses a menos que o previsto inicialmente. Dessa forma, os trens iniciarão as operações em outubro de 2010. O anúncio do novo cronograma foi anunciado nesta quinta-feira (1), pelo governador Cid Gomes, durante visita ao canteiro de obras da estação São Benedito que acrescentou: Vamos colocar o Metrô de Fortaleza para funcionar em julho de 2011, garantiu.

O cumprimento dos novos prazos serão viabilizados pelas duas frentes de trabalho que começaram a trabalhar 24 horas por dia, a partir desta quinta-feira. A distância entre as estações é de aproximados 900 metros. Antes do compromisso do consórcio construtor em operar os serviços sem parar, eram escavados 30 metros por mês. Com as duas frentes de serviços montadas – uma partindo da estação José de Alencar e outra da estação São Benedito – a capacidade de produção será quadruplicada. Será possível que cada frente escave 60 metros por mês. Em alguns trechos considerados críticos nós estamos incrementando os serviços para adiantar as obras e colocar o metrô a disposição da população o quanto antes, disse Cid Gomes. O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, informou que são cerca de 800 operários e até fevereiro o número de trabalhadores nas duas frentes de serviços montadas deverá chegar a 2 mil.  Dos 24 km da Linha Sul, 3,8 km são em subterrâneo, 18 km em superfície e 2,2 km em elevado.

O governador também afirmou que o Metrô está com a equação financeira resolvida e que a obra não tem nenhum impedimento. O Metrô não tem nenhum problema de dinheiro. Nós estamos concluindo a licitação de outras duas estações neste mês de outubro, disse Cid ao se referir a licitação para obras das estações Central e José de Alencar, onde o Governo Estadual investiu R$ 96 milhões. Cid Gomes também lembrou que em setembro de 2010 já deverão chegar os primeiros dos 20 trens unidade elétrica adquiridos pelo Governo, com investimentos de cerca de R$ 240 milhões. Os vagões serão climatizados e terá velocidade de 120 km/hora.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)