Parceria entre Sesi e o Metrô de Fortaleza leva literatura a passageiros de trens

9 de outubro de 2009 - 12:40

A Unidade Sesi está localizada na Estação João Felipe e funciona de segunda a sábado.



Em meio ao ruge-ruge do trem e a pressa pra chegar ou voltar do trabalho, uma pausa para viajar entre histórias de pescador, de reis encantados e de tantos outros personagens de contos populares. Essa é a dinâmica do projeto Plataforma da Leitura, desenvolvido pela Unidade Sesi Indústria do Conhecimento, que fica na Estação João Felipe, resultado da parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

Usando o teatro como ferramenta, uma equipe multidisciplinar desperta o interesse dos usuários do sistema ferroviário para o hábito da leitura. Na última semana de cada mês, uma história sai dos livros e passa a ser ambientada nos vagões dos trens. Em setembro, o analista em arte cênicas do Sesi, Aldrey Rocha, e o animador cultural, Enoc Morais, deram vida aos personagens do conto popular “O pescador, o anel e o rei”. E a receptividade foi das melhores. Olhares curiosos e sorrisos por toda parte.

Mas a atividade não para por ali. O teatro é a porta de entrada para um universo muito maior. Ao final da apresentação, os passageiros são convidados para conhecer a Unidade Sesi Indústria do Conhecimento, na Estação João Felipe. É lá que eles vão conhecer outros personagens da literatura brasileira. Um antigo carro de passageiros foi adaptado para receber uma biblioteca com 1.300 livros, 10 mil títulos em mídia eletrônica e periódicos, DVDteca, CDteca e gibiteca. O visitante também tem disponível no local dez computadores com acesso à Internet. Tudo gratuito e funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30min, e aos sábados, das 8 horas às 16 horas.

A gerente de recursos humanos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Francisca Maria Maia (Ciça), explica que a parceria com o Sesi está inserida no projeto de responsabilidade social da empresa. Ela enfatiza que a iniciativa é resultado da preocupação da Companhia de viabilizar o acesso de comunidades mais carentes a ferramentas educacionais. “Não podemos esquecer que a Companhia tem seu papel social e, dentro desta perspectiva, nós apoiamos iniciativas que tenham como objetivo a divulgação da cultura”, diz.

SERVIÇO

Unidade Sesi Indústria do Conhecimento

Endereço: Estação João Felipe, Praça da Estação s/n – Centro

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30min, e aos sábados, das 8 horas às 16 horas

Mais informações: 3212.0460 ou
WWW.sesi.org.br/industriadoconhecimento

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br)

(85) 3101.7183 ou 8724.2147