Servidores do Metrô de Fortaleza e Seinfra conhecem Metrô do Cariri

19 de outubro de 2009 - 12:02

Os técnicos que fizeram parte do trajeto no trem ficaram admirados com a importância e a beleza da obra do Cariri.



Motivação, integração e a certeza de uma obra que beneficiará, e muito, a população do Cariri. Estes foram os sentimentos expressados pelos técnicos do Metrô de Fortaleza e Seinfra, que tiveram a oportunidade de conhecer a obra do Metrô do Cariri na última sexta (16). A obra foi apresentada pelo próprio presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, que fez uma explanação do projeto, mostrando o trem, as estações e o como o equipamento funcionará a partir do próximo dia 24 de novembro.

O percurso de quase 14 quilômetros tem nove estações. Destas, oito já estarão totalmente prontas por ocasião da inauguração, enquanto duas ficarão prontas até o início de 2010. Durante seis meses, haverá a operação assistida, quando a população andará de graça para conhecer o equipamento. Depois desse período, deverá ser cobrada a passagem que ficará em torno de R$ 1,00, conforme Fortes.

Os técnicos que fizeram parte do trajeto no trem ficaram admirados com a importância e a beleza da obra do Cariri. Para o servidor do Metrô de Fortaleza, Ângelo Giuseppe de Brito, o Metrô do Cariri traz perspectivas de um futuro promissor para a região, na área de transportes públicos. A mesma impressão teve Luiz de Oliveira Costa. “O contato com o trem foi muito proveitoso. Tenho certeza que a população do Crato e Juazeiro ficará satisfeita com o novo transporte”, afirmou o servidor.

O projeto surgiu a partir da constatação do Governo do Estado da necessidade de revitalizar ramais ferroviários ociosos para o transporte de passageiros, em algumas regiões do Ceará, e que, tivesse a capacidade de gerar progresso, desenvolvimento sócioeconômico e a superação dos desequilíbrios regionais. É um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículo leve sobre trilhos (VLT), denominado de transportes rápido automotriz (Tram). É de grande relevância social por beneficiar um grande contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, conforto, rapidez e pontualidade.

O Tram tem duas composições com tração a diesel hidráulica mecânica, formado por dois carros equipados com ar-condicionado, passagem tipo gangway e capacidade para transportar 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional é de 60km/h. As estações são do tipo tubular.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br – 85-3101.3763)