Metrô de Sobral: empresa inicia projetos executivos

22 de dezembro de 2009 - 14:43

O Metrô de Sobral será operado por VLT dentro do perímetro urbano do município



A primeira etapa dos trabalhos para a implantação do Metrô de Sobral já teve início. A empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, está elaborando os projetos executivos necessários para a execução da obra. São projetos de arquitetura, estrutura, instalações, geométrico e outros. A previsão é que esses serviços sejam concluídos em aproximadamente quatro meses.

A MHW também será responsável pela supervisão das obras civis do Metrô de Sobral. Isso quer dizer que competirá à empresa fiscalizar e acompanhar todas as fases relacionadas à execução do projeto. Em 2010, o Governo do Estado irá realizar a licitação para o serviço de edificação e de via permanente do metrô.

O Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano do município com veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações. O projeto tem um investimento total de R$ 54 milhões (incluindo projeto executivo, via permanente, obras civis e material rodante).

 

Mais informações

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)