Metrô de Fortaleza entra em uma nova etapa e avança nas obras

6 de janeiro de 2010 - 14:48

A paralisação do trem na Linha Sul é necessária para dar mais agilidade e segurança à execução da obra do Metrô de Fortaleza

A construção do Metrô de Fortaleza está avançando a cada dia. Para dar mais agilidade às obras visando o cumprimento do prazo estabelecido para a inauguração do Metrô, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informa que terá de interromper o tráfego ferroviário na Linha Sul, que liga a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, até a Estação da Parangaba, em Fortaleza, no dia 11 de janeiro, segunda-feira. É importante destacar que os trens que circulam na Linha Oeste, que liga Caucaia à Estação João Felipe, Centro de Fortaleza, continuam operando normalmente.

Atualmente, a construção do Metrô de Fortaleza tem 44 frentes de serviço. Existem hoje 1.260 operários trabalhando na obra e até o dia 15 de janeiro serão 1.500. Duas frentes operam em regime de 24 horas para agilizar a escavação do trecho subterrâneo. A primeira teve início no dia 1º de outubro de 2009 e compreende a escavação do túnel da Estação São Benedito em direção à Estação Central Xico da Silva. O outro trecho começa a operar no terceiro turno hoje (06/01) e compreende a escavação do túnel da Estação Central à São Benedito. A medida está dobrando o avanço mensal do túnel de 30 metros para 60 metros em cada sentido da escavação.

A desativação da Linha Sul dará início a uma nova fase da construção do Metrô. O trem vai deixar de circular da Estação Vila das Flores até Parangaba para que possa ser realizada com segurança toda a obra de infra e superestrutura e implantados os sistemas para o início dos testes no final de 2010. Em maio de 2009, o trem já deixou de circular no trecho Parangaba – Centro para a execução desses serviços.

No trecho entre as estações Vila das Flores e Aracapé estão praticamente concluídas as obras de infra e superestrutura da linha. Serão implantados agora os sistemas fixos (eletrificação da via, sinalização, telecomunicações, centro de controle operacional e demais equipamentos para circulação dos trens do Metrô). No trecho entre as estações de Aracapé e Parangaba, serão executadas as obras de infra e superestrutura, além de sistemas fixos. Serão construídas as três linhas (duas para o metrô e uma para cargas) e haverá a colocação de britas, dormentes, trilhos e etc.

A operação da Linha Sul será reativada com o início da operação assistida metroviária. A previsão é que os primeiros dois trens do Metrô entrem em fase de testes em dezembro de 2010. O sistema deve entrar em operação comercial no segundo semestre de 2011.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos conta com a compreensão dos usuários tendo em vista que a conclusão do Metrô de Fortaleza trará grandes benefícios para a população de Fortaleza e será determinante para o desenvolvimento do Estado. Em funcionamento, o Metrô irá beneficiar por dia cerca de 350 mil passageiros, com a integração plena entre os modais de transporte, oferecendo um serviço com rapidez, pontualidade, conforto e segurança.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 – 8724.2147)

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br – 3101.3763)