Metrô: 24 quilômetros da Linha Sul estão em obra

12 de fevereiro de 2010 - 16:21

Obra do Metrô avança após a paralisação da Linha Sul.



Após a interrupção do tráfego ferroviário na Linha Sul, realizada no dia 11 de janeiro, a obra de construção do Metrô de Fortaleza está avançando ao longo dos seus 24 quilômetros de extensão. Atualmente, cerca de 1600 operários divididos em aproximadamente 30 frentes de serviço estão trabalhando em toda a via.  

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A paralisação da Linha Sul permitiu a aceleração da construção e realização de serviços de infraestrutura nas 14 estações em superfície do Metrô. Estão em obra as Estações Padre Cícero, Porangabussu, Couto Fernandes, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Raquel de Queiroz (antiga Estação Pajuçara), Virgílio Távora (antiga Estação Novo Maracanaú), Maracanaú, Jereissati e Carlito Benevides (antiga Estação Vila das Flores).

O ritmo dos trabalhos também está intenso no trecho em elevado. No Elevado da Parangaba, estão sendo executadas a armadura das paredes de proteção da escada rolante, a fôrma e armadura da escada convencional de acesso ao mezanino e iniciada a execução das alvenarias de vedação das lojas. As Estações da Parangaba e Juscelino Kubitschek (antiga Estação Montese), ambas em elevado, estão sendo construídas.

No trecho subterrâneo, as estações do Benfica e de São Benedito estão com 95% da estrutura pronta. A Estação José de Alencar (antiga Lagoinha) terá início após a desocupação do Beco da Poeira. O ritmo 24 horas em duas frentes de serviço está acelerando a escavação do túnel do trecho subterrâneo. A primeira parte da Estação de São Benedito em direção à Estação José de Alencar (antiga Lagoinha). O outro trecho compreende a escavação da rua Castro e Silva até a Estação José de Alencar, nas proximidades da rua Guilherme Rocha. A medida está dobrando o avanço mensal do túnel de 30 metros para 60 metros em cada sentido da escavação.

 

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima – (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)