74% das obras civis do Metrô estão concluídas

23 de março de 2010 - 16:25

A obra de construção do Metrô está avançando ao longo dos 24 quilômetros de extensão que ligarão Pacatuba ao centro de Fortaleza. Atualmente, cerca de 1600 operários, divididos em aproximadamente 30 frentes de serviço, estão trabalhando em toda a via. O Metrô está hoje com aproximadamente 60% de sua obra pronta. Em obras civis, o percentual de conclusão é de 74%.

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Estão sendo realizados serviços de infraestrutura nas 14 estações em superfície do Metrô. Estão em obra as Estações Padre Cícero, Porangabussu, Couto Fernandes, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Raquel de Queiroz (antiga Estação Pajuçara), Virgílio Távora (antiga Estação Novo Maracanaú), Maracanaú, Jereissati e Carlito Benevides (antiga Estação Vila das Flores).

O ritmo dos trabalhos também está intenso no trecho em elevado. No Elevado da Parangaba, estão sendo executadas a armadura das paredes de proteção da escada rolante, a fôrma e armadura da escada convencional de acesso ao mezanino e iniciada a execução das alvenarias de vedação das lojas. As Estações da Parangaba e Juscelino Kubitschek (antiga Estação Montese), ambas em elevado, estão sendo construídas.

No trecho subterrâneo, as estações do Benfica e de São Benedito estão com 95% da estrutura pronta. A obra da Estação José de Alencar (antiga Lagoinha) terá início após a desocupação do Beco da Poeira. O ritmo 24 horas em duas frentes de serviço está acelerando a escavação do túnel do trecho subterrâneo. A primeira parte da Estação de São Benedito em direção à Estação José de Alencar (antiga Lagoinha). O outro trecho compreende a escavação da rua Castro e Silva até a Estação José de Alencar, nas proximidades da rua Guilherme Rocha. A medida está dobrando o avanço mensal do túnel de 30 metros para 60 metros em cada sentido da escavação.

A previsão é que os primeiros dois trens do Metrô, de um total de 20 comprados da empresa italiana Ansaldo Breda, cheguem ao Ceará em setembro deste ano e entrem em fase de testes até outubro, entre as Estações Carlito Benevides (antiga Vila das Flores) e Parangaba. Os outros 18 trens virão a cada mês subsequente. O Metrô de Fortaleza deve entrar em operação comercial no segundo semestre de 2011.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima – (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)