Projeto social do Metrô de Fortaleza participa de competição de jiu-jitsu

26 de março de 2010 - 15:04

A equipe é formada por 13 meninos e uma menina com idades entre 7 e 13 anos.



Treze jovens que participam do Projeto Lutando pela Vida, realizado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vão participar neste sábado (27/03) da VII Copa Prof. Sá de Jiu-Jitsu Olímpico (1ª etapa do circuito estadual de 2010), no Ginásio da Faculdade Católica. A equipe é formada por 13 meninos e uma menina com idades entre 7 e 13 anos. Os atletas vão participar das categorias infantil e infanto-juvenil.

O Projeto Lutando pela Vida beneficia cerca de 80 jovens que moram em residências às margens da linha férrea. A maior parte vem da Comunidade Moura Brasil, que fica nas proximidades da Estação João Felipe, no Centro. Além das aulas de jiu-jitsu, eles aprendem balé clássico e moderno, filosofia e futebol society. Dentro do projeto, as mães também participam de palestras sobre educação, convívio familiar e em comunidade.

A coordenadora do projeto, Francisca Maria Maia, explica que o trabalho social é desenvolvido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos desde 2007 e tem como proposta usar as práticas artísticas e esportivas para estimular entre as crianças ações de cidadania. “Elas são estimuladas a cuidar do corpo, da relação familiar e da relação com a comunidade”, diz.

Ao atender a comunidade do seu entorno, a preocupação do Metrofor também é fazer com que essas famílias aprendam a importância do transporte ferroviário para suas vidas e a cidade. O professor de jiu-jitsu Paulo César Bezerra explica que após o início do projeto, houve redução do número de pedradas e depredação de trens. “A nossa proposta é resgatar esses jovens da ociosidade e estimular neles novas habilidades”, diz.

Mais informações:

Professor Paulo César Bezerra – 8845.2537 – 3101.7118

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 8724.2147 – 3101.7183)