Metrô do Cariri: 15 mil passageiros transportados na primeira semana de simulação

20 de abril de 2010 - 14:51

Durante a operação, o trem circula das 6 horas às 22h30min.



A primeira semana da simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri teve um saldo positivo. De segunda (12) até sexta-feira (16), foram transportados 15.657 passageiros. A simulação se estenderá até esta sexta-feira (23). Durante a operação, o trem está circulando, entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, com exceção dos sábados e domingos, das 6 horas às 22h30min. Não há cobrança de tarifa.

A simulação serve para se aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis. Segundo o gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, a demanda da população só vem aumentando, principalmente durante a noite. Só na última sexta feira (16), foram transportadas 4.994 pessoas. “Famílias inteiras, crianças e jovens estão vindo passear no trem”, relata.

A operação está sendo realizada com dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), simultâneos nos horários de pico. Para os horários intermediários, com fluxo de passageiros reduzido, está sendo disponibilizada uma composição. Na semana do dia 26, o horário de circulação será normalizado conforme a operação assistida, sendo das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

Em funcionamento desde dezembro de 2009, o Metrô do Cariri atende a população dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. O investimento do Governo do Estado totalizou cerca de R$ 25 milhões. Com a inauguração do Metrô, a administração estadual cumpre o compromisso de requalificar o transporte ferroviário no Ceará. A produção dos trens para o Metrô do Cariri é feita por uma empresa de Barbalha – a Bom Sinal – e revitalizou a indústria do setor no Brasil.

 

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)