Grupo Interinstitucional da Copa visita ramal Parangaba-Mucuripe

20 de maio de 2010 - 15:55

O secretário Adail Fontenele, acompanhado do secretário Ferrúcio Feitosa (Esportes), do diretor presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, e de diretores e técnicos de diversas instituições estaduais e municipais que integram o grupo interinstitucional que cuida dos projetos de mobilidade urbana com vistas a Copa do Mundo de Futebol em 2014, visitou nesta quarta-feira (19) o trecho ferroviário Parangaba-Mucuipe, que deverá ser totalmente remodelado, inclusive para receber composições do tipo Veículos Leves Sobre trilhos (VLTs).

O ramal Parangaba-Mucuripe, cujo projeto executivo, no valor de R$ 8 milhões, já foi licitado e contratado, será uma importante ligação entre o setor hoteleiro localizado na orla marítima de Fortaleza e o centro da capital, quando de sua integração com a Linha Sul e a região de Parangaba. Atualmente a linha é somente para cargas, mas até a Copa deverá passar a transportar passageiros em  VLTs. O ramal deverá ser integrado a outros ramais que passarão pelo Estádio Castelão, que sediará jogos da Copa, e pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Os VLTs que poderão ser utilizados naquele ramal serão movidos a óleo diesel, mesma tecnologia utilizada em países da Europa, tendo segurança, conforto e velocidade dos trens elétricos, segundo destacaram diretores do Metrô que participaram da visita. O projeto prevê ao longo dos seus 13 km de linha remodelada, dez estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviário. O trecho atenderá aos bairros do Castelão, Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes ( josemilton@seinfra.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. 85 31013763)