Dois primeiros carros do Metrô embarcam para o Brasil em julho

24 de junho de 2010 - 15:38

Logo após o desembarque, será iniciado o processo de montagem dos dois carros.



Os dois primeiros trens para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza chegarão à capital em agosto próximo. A perspectiva é do secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele, que esteve na cidade de Nápoles, na Itália, onde estão sendo fabricados os carros e vagões que comporão o metrô.

“O equipamento será embarcado em navio com destino ao Brasil no dia 20 de julho, devendo chegar ao Porto do Pecém, 30 dias depois”, revelou o secretário que realizou a visita de inspeção à fábrica Ansaldo Breda, acompanhado do diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, no período de 13 a 18, deste mês. Logo após o desembarque, será iniciado o processo de montagem dos dois carros, seguido da fase de testes, prevista para setembro próximo. A operação comercial será realizada em setembro de 2011.

Segundo o secretário, os trabalhos de fabricação estão em ritmo satisfatório, devendo a entrega acontecer nos prazos estipulados. Os trens que servirão ao Metrô de Fortaleza, serão formados por dois conjuntos de três carros. Em condições normais, deverão transportar 976 passageiros sentados e em pé. Serão seis passageiros por metro quadrado.

A velocidade máxima do trem será de 80 quilômetros por hora, mas a média já está estabelecida em 60 quilômetros por hora, o que significa três vezes mais do que a velocidade dos trens utilizados hoje. Os testes serão feitos no trecho de 9 km, entre as estações de Carlito Benevides, em Pacatuba, e Aracapé, no limite dos municípios de Maracanaú e Fortaleza.

 

Assessoria de Comunicação social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 3101.3763)