Integração entre Metrô do Cariri e ônibus vai ampliar número de usuários

24 de junho de 2010 - 15:36

Os passageiros poderão usar os dois modais pagando apenas uma tarifa.



Em breve, os usuários do Metrô do Cariri vão ser beneficiados com a integração do serviço ao sistema de ônibus. Na prática, a integração vai permitir ao passageiro usar os dois modais – metrô e ônibus – para se deslocar por mais locais pagando a mesma tarifa. “O usuário que pegar o ônibus integrado pagará a tarifa nele e quando chegar ao Metrô do Cariri, utilizando-se do mesmo bilhete, fará jus a usufruir também da viagem do Metrô”, explica o gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo.

Segundo Chalita, quando a integração estiver em funcionamento haverá ônibus identificados exclusivamente com o mesmo adesivo do Metrô do Cariri para facilitar a visualização dos usuários. “Essa integração será feita a princípio entre esses ônibus específicos com o Metrô do Cariri. O Metrô serve com um transporte estruturador enquanto os ônibus servem para alimentar esse corredor otimizando o tempo e o custo”, diz.

O conceito de integração com outros modais é usado em todos os países que possuem metrô para otimizar o acesso da população ao sistema de transporte de massa. “Na verdade, a intenção é de sempre atender a maior quantidade possível de pessoas, para que elas tenham o direito de poder ir e vir utilizando o transporte público de passageiros”, resume Chalita.

O Metrô do Cariri iniciou sua operação comercial no dia 31 de maio após seis meses de operação assistida. O modal liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. A viagem é feita em 35 minutos. O sistema começou a operar com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. Cerca de 1.200 passageiros são transportados por dia. O investimento total da obra foi de R$ 25.190.720,90.

  

Assessoria de imprensa do Metrô do Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)