Metrô do Cariri ganha oitava estação em agosto

9 de agosto de 2010 - 10:30

O serviço beneficia a população de Juazeiro do Norte e do Crato.



O Metrô do Cariri, que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, deverá ganhar sua oitava estação agora em agosto com a conclusão da Estação Fátima, em Juazeiro do Norte. Os usuários já estão utilizando as estações Juazeiro, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato. A Estação Fátima está em fase final de construção.

O serviço beneficia os dois maiores municípios da Região do Cariri que juntos somam mais de 300 mil pessoas. Atualmente, o sistema está transportando cerca de 1.700 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6 às 19 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. Assim como as demais, o projeto da Estação de Fátima está sendo executado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

Inaugurado em dezembro de 2009, o metrô utiliza dois veículos do tipo Transporte Rápido Automotriz (Tram), que tem capacidade para transportar 300 passageiros por viagem. Os trens, movidos a diesel, são formados por quatro carros, todos climatizados, com velocidade máxima operacional de 60 km/h. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. Juazeiro do Norte tem as estações ferroviárias de Juazeiro, São Pedro e Padre Antônio Vieira. Em Crato, ficam as estações de São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.

O Projeto envolveu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões que abrangeram a remodelação da via permanente entre o bairro Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o distrito de Muriti, no Crato, com a substituição de dormentes, correção de alinhamento e nivelamento da linha. Também foi construída via permanente entre o distrito de Muriti e as proximidades da antiga estação ferroviária do Crato, com a remoção de interferências, terraplenagem e drenagem e reconstruída a ponte ferroviária sobre o rio Lobo, no Crato, e as estações tipo tubular.