Cinco empresas apresentam propostas em licitação para Metrô de Sobral

22 de novembro de 2010 - 15:52

Na primeira fase da concorrência, as empresas terão suas documentações analisadas.



Três empresas e dois consórcios estão participando da concorrência pública para a contratação das obras civis necessárias para a implantação do Metrô de Sobral. As candidatas apresentaram, na última sexta-feira (19), na Central de Licitações do Estado, os envelopes com a documentação requerida no edital e suas propostas comerciais. Estão na disputa Construtora Marquise S/A, EngExata Engenharia Ltda, Lotil Construções e Incorporações Ltda e os consórcios Aterpa-M.Martins e Petra-Kaimbé.

A primeira etapa da licitação corresponde à fase de habilitação, durante a qual será analisado se a documentação das candidatas está de acordo com o edital. Somente aquelas empresas que forem habilitadas terão suas propostas comerciais abertas. De acordo com o edital, valor de referência da licitação é de R$ 43,5 milhões. Após o início das obras, a previsão é que o Metrô de Sobral seja concluído em 18 meses.

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2,  no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, ligará o Pólo industrial da Grendene, localizada à margem da avenida, onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois us
invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)