Votação para Prêmio GreenBest continua

1 de fevereiro de 2011 - 16:55

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas na categoria Transportes.



A votação pela Internetpara eleger o Metrô do Cariri como um dos vencedores do Prêmio GreenBestcontinua. O prêmio reconhece empresas, instituições, projetos, produtos eserviços que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. Oprojeto cearense está entre os 10 finalistas na categoria Transportes, do GrupoInovação, Tecnologia e Infraestrutura. Os votos estão sendo computados no site www.greenbest.com.br.

Os vencedores do PrêmioGreenBest passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área desustentabilidade, tornando-se ainda mais a referência nacional em relação aeste importante tema. O GreenBest é realizado pelo Greenvana, empresa líder emsustentabilidade para o mercado de consumo no Brasil, e tem como presidenteMarcos Wettreich, responsável pelo iBest, o Oscar da internet nadécada passada. De acordo com o regulamento, além da votação popular, oscandidatos também concorrem à premiação por votação oficial da AcademiaGreenBest, formada por especialistas de cada área.

O gerente de Controle eTráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita deFigueiredo, diz que a indicação do Metrô do Cariri ao GreenBest reconhece opioneirismo do Governo do Ceará em fazer um sistema de transportes de massa nointerior do estado que reduziu a emissão de fases poluentes e a poluição sonorae é fruto de uma tecnologia desenvolvida no próprio Estado. Os veículos levessobre trilhos (VLTs) que operam no Metrô do Cariri são fabricados pela empresaBom Sinal, instalada em Barbalha.

Segundo Chalita, oempreendimento teve uma preocupação com a sua sustentabilidade já no seuplanejamento. O sistema foi inaugurado em dezembro de 2009. O Metrô doCariri reutilizou grande parte de uma linha (via permanente) já existente eociosa, o que repercutiu na não necessidade de se comprar muito mais dormentesde madeira, contribuindo com o não desmatamento, exemplifica. 

Caso o VLT do Cariri sejaeleito o melhor de sua categoria, receberá o troféu GreenBest e diploma, emcerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio. Também estão na disputa:Companhia Paranaense de Energia – Copel (Táxi Elétrico); CPFL Energia (Programade Veículos Elétricos); DPaschoal (Economia Verde); Empresa Metropolitana deTransportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP (Ônibus movido a hidrogênio); Ford(Ford Fusion Hybrid); Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação ePesquisa de Engenharia (Coppe) (Ônibus movido a hidrogênio); TAP Portugal(Programa de Compensação de Emissões); Volkswagen (Gol Ecomotion); e Zazcar(Compartilhamento de carro).

 

Assessoriade imprensa do Metrô de Fortaleza

 

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br– 3101.7183 ou 8724.2147)