Metrô de Sobral: Governador assina ordem de serviço

31 de março de 2011 - 15:34

A empresa Engexata Engenharia Ltda terá 18 meses para execução das obras civis



O governador Cid Gomesassinará nesta sexta-feira (4), às 19 horas, a ordem de serviço para a execuçãodas obras civis de implantação do projeto metroferroviário da cidade de Sobral.O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão dentro doperímetro urbano do município e será operado com veículos leves sobre trilhos(VLTs). A solenidade será na praça entre o bairro Sinhá Sabóia e Cohab I. Osecretário da Infraestrutura Adail Fontenele e o presidente da CompanhiaCearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, Rômulo Fortes,participam do ato.

A construção do Metrô deSobral será executada pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora daconcorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordemde serviço. O sistema a ser implantado terá dois ramais.

O primeiro tem extensãode 6,4 quilômetrose já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para autilização também para o transporte de passageiros. A linha contorna o centroda cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro doSumaré, no oeste. Serão construídas seis estações: Sinhá Sabóya-Cohab II, DomExpedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.

O segundo ramal temextensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o PóloIndustrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigoramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III,passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cincoestações: Grendene,Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III. Os dois ramais formam doisus invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

O Metrô de Sobral seráoperado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) de dois carrosbidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica emotorização a diesel. O sistema obedece a todas as normas de acessibilidade,com sinalização vertical e horizontal, placas táteis de sinalização paradeficientes visuais e apoio para cadeirantes e idosos nos corredores, rampas ebanheiros.

O projeto do Metrô deSobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar ascidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos àmelhoria da qualidade destes municípios. Ao lado deste novo modal detransportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como aconsolidação do pólo universitário, com duas universidades públicas e váriasfaculdades privadas, o fortalecimento do pólo industrial e, mais recentemente,a construção do Hospital Regional.

 

Assessoria de imprensa doMetrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br -8724.2147 – 3101.7183)