Licitação de nova estação do Metrô do Cariri será na segunda (4)

1 de abril de 2011 - 17:20

A estação ficará próxima à escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte.



O Metrô do Cariri, queliga Juazeiro do Norte a Crato ao longo de 13,6quilômetros, vai ganhar a sua nona estação de embarque edesembarque. Está marcado para esta segunda-feira (04/04), às 15 horas, naProcuradoria Geral do Estado (PGE), licitação dos serviços de engenharia para aconstrução da estrutura. A Comissão Especial de Licitação vai receber osdocumentos de habilitação e as propostas comerciais das empresas candidatas.

 

De acordo com o edital,que está disponível no site da PGE, o valor de referência para a obra é R$497.440,92. Será declarada vencedora a empresa que apresentar a proposta demenor preço global entre as classificadas. Pelo documento, a vencedora terá 120dias, contados a partir do quintodia útil da emissão da ordem de serviço, para concluir o serviço.

 

A estação ficarálocalizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construídapelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte. A estrutura será tipo tubular,semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, SãoPedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

 

O Metrô do Cariri é oprimeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporteferroviário de passageiros no interior do Estado. Inaugurado desde o dia 1º dedezembro de 2010, o Metrô fomenta o desenvolvimento da Região do Cariri, já queliga importantes pólos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas,indústrias.

 

O sistema é operado comveículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligentena área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam noCariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela EmpresaBom Sinal de Barbalha. A fabricação das composiçõesestimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desdea década de 1970.

 

SERVIÇO

Central Especial deLicitações da PGE – Centro Administrativo Bárbara de Alencar

Avenida Dr. José MartinsRodrigues, nº 150 – Édson Queiroz.

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br– 3101.7183)