Alunos de jiu-jitsu do projeto social do Metrô ganham medalhas

20 de abril de 2011 - 14:57

O projeto BONSTRILHOS é promovido pelo núcleo de responsabilidade social do Metrofor



A equipe de jiu-jitsu do Projeto Social BONSTRILHOS foi premiada com medalhas em todas as provas de que participou na VIII Copa Professor Sá de Jiu-Jitsu, realizada no último domingo (17), no Ginásio da Faculdade Católica do Ceará. A competição é válida como primeira etapa do circuito estadual. Foram seis medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze.

O projeto BONSTRILHOS é promovido pelo núcleo de responsabilidade social da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor e atende crianças e jovens entre seis e 16 anos com aulas de jiu-jitsu, balé e cidadania. As ações beneficiam principalmente os jovens que moram no entorno da linha férrea. Dentro do projeto, as mães também participam de palestras sobre educação, convívio familiar e em comunidade.

O professor de jiu-jitsu do projeto, Paulo César Bezerra, elogia seus alunos. “Eles têm ganhado medalhas em todas as competições das quais participam. Alguns deles poderão até persistir no esporte se quiserem”. E o projeto tem ajudado também no desempenho dentro de sala de aula. “Os pais mesmos dizem que eles estão mais disciplinados na escola e em casa”, diz Paulo César.

A coordenadora do projeto, Francisca Maria Maia, explica que o trabalho social é desenvolvido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos desde 2007 e tem como proposta usar as práticas artísticas e esportivas para estimular entre as crianças ações de cidadania. “Elas são estimuladas a cuidar do corpo, da relação familiar e da relação com a comunidade”, diz.

Ao atender a comunidade do seu entorno, a preocupação do Metrofor também é fazer com que essas famílias aprendam a importância do transporte ferroviário para suas vidas e a cidade. O professor Paulo César Bezerra explica que após o início do projeto, houve redução do número de pedradas e depredação de trens. “A nossa proposta é resgatar esses jovens da ociosidade e estimular neles novas habilidades”, diz.

 

 

Veja a relação dos alunos ganhadores de medalhas.

 

OURO

 

 

1-      Alessandro San Sales Coelho

2-      Ingrid Barroso Nogueira

3-      Isaque Barroso Nogueira

4-      Diego Samir Avelino Freire

5-      João Vitor do Nascimento

6-      Paulino da Silva Paiva

 

PRATA

 

7-      André Alves da Silva

8-      Gabriel Rocha de Sousa

9-      Ismael Breno Fernandes Morais

10-  Lucas da Silva Rocha

11-  Robert Cauã da Silva Pereira

12-  Thales Henrique Gomes da Silva

 

 

BRONZE

 

      13- Adriano  Alves da Silva

                                                      

 

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)