Empresários conhecem projeto do ramal Parangaba-Mucuripe do Metrô de Fortaleza

28 de junho de 2011 - 14:48

A previsão de lançamento do edital é 11 de agosto de 2011.

Empresários tiveram nesta segunda-feira (27) o primeiro contato com detalhes do ramal ferroviário Parangaba Mucuripe durante audiência de apresentação do projeto. Todo o material descritivo estará disponível a partir desta terça-feira (28) para consulta pública nos sites da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (www.seinfra.ce.gov.br) e do Metrô de Fortaleza (www.metrofor.ce.gov.br). Poderão participar da licitação consórcios de até três empresas. A previsão de lançamento do edital é 11 de agosto de 2011.

Com investimentos em R$ 200 milhões, sendo R$ 161,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 38,5 milhões de recursos do tesouro estadual, sem contar as desapropriações, a obra faz parte da matriz de responsabilidades do Estado para a Copa do Mundo de 2014.

A expectativa do secretário Adail Fontenele, da Seinfra, que abriu a audiência, é que a ordem de serviço seja dada em 11 de novembro de 2011. A previsão de conclusão é de 18 meses a partir da ordem de serviço, ou seja, no primeiro semestre de 2013. “As pessoas estão com um nível de envolvimento muito bom para que o projeto saia na data”, ressalta o secretário. “A presidenta já determinou que as obras que não comecem em dezembro não serão consideradas como prioridade para a Copa”, completa Adail.

Durante a apresentação do projeto o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, ressaltou a importância do empreendimento como uma obra de grande uso para melhorar a mobilidade urbana da Capital. “O VLT vai passar por 22 bairros atendendo 20% da população da Capital”, lembra Ferruccio.

A expectativa é que, depois de implantada, 90 mil pessoas utilizem a linha, operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) construídos em Barbalha pela empresa Bom Sinal. Serão 12,7 quilômetros ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. Entre as alterações urbanas estão a construção de passarelas à população passando pela Via Expressa e Pontes Vieira.

Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu apresentam projeto diferenciado pela integração com os terminais. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.

Obra em números:

– 22 bairros beneficiados