Características Físicas e Operacionais
21 de novembro de 2011 - 12:55
Características Físicas e Operacionais do Sistema
| Trecho: | Fátima /Crato. |
| Extensão: | 13,9 km |
| Linha: | Singela |
| Bitola: | Métrica |
| Trilho: | TR 37 |
| Fixação: | Rígida |
| Número de Estações: | 09 |
| Material Rodante: | 02 composições tipo VLT com 2 carros |
| Velocidade máxima: | 60 km/h |
| Horário de Operação: | 05:30 às 22:30 h |
| Demanda Inicial: | 5.000 passageiros/dia |
| Intervalo entre trens: | 28 minutos |
| Geração de empregos diretos: | 161 (64 empregados comissionados e concursados, e 97 terceirizados) |
Simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri
De 12 a 23 de abril de 2010, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos realizou a simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri. Durante duas semanas, mais de 30 mil passageiros viajaram, sem cobrança de tarifa, de Juazeiro do Norte a Crato, e no sentido oposto, das 6 horas às 22h30min, intervalo em que vai operar o sistema na fase comercial.
Durante a simulação, os trens circularam entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, cujas obras já foram concluídas. Ao todo, o sistema terá nove estações. A operação serviu para aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis. Desde o dia 26 de abril, o Metrô do Cariri voltou a operar em fase de testes, das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.