O Projeto

21 de novembro de 2011 - 12:56

O Projeto “TREM DO CARIRI”, hoje chamado de “METRÔ DO CARIRI”, faz parte de um conjunto de ações do Plano de Governo do Estado do Ceará direcionado para a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do interior do Estado.

O projeto se utiliza do modal ferroviário aproveitando, em sua maior parte, o leito do sistema atualmente operado pela Transnordestina Logística S/A, antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), preconizando um sistema que venha a estruturar de forma mais ordenada o transporte de passageiros entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,9km. Consiste num transporte de média capacidade e grande conforto, que faz uso de VLT – veículo leve sobre trilhos, denominado TRAM – Transporte Rápido Automotriz.

O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária Transnordestina Logística S/A até o distrito de Muriti, município do Crato. O trecho entre Muriti e a antiga estação do Crato, cerca de 4km, foi desativado há mais de vinte anos, sendo portanto necessária a implantação de nova via. O restante do trecho (entre Muriti e Juazeiro do Norte) passou por serviços de remodelação, necessários ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança de um sistema de transporte ferroviário de passageiros.

O projeto é de grande relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do transporte intermunicipal.

Além destes serviços de construção e/ou remodelação de via, estão sendo implantadas nove estações de passageiros, oficinas de manutenção e centro de Administração e Controle de Tráfego.

O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formada por 02 carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição.
A velocidade máxima operacional será de 60km/h.

A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia com período operacional entre 5:30 e 22:30h horas, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia.

Para a efetivação da implantação do Metrô do Cariri, foi assinado em 06 de junho de 2006, um Convênio entre o Governo do Estado do Ceará, através da SEINFRA, e as Prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato, tendo por objeto a Cooperação técnica, financeira e administrativa para a Implementação do Metrô do Cariri.

Com os serviços de implantação iniciados e os projetos executivos em andamento, o projeto tomou proporções de âmbito nacional, partindo na frente com um projeto arrojado e de baixo custo em relação aos sistemas europeus. Assim, o projeto necessitou de incrementos que melhor atendessem aos objetivos da população.

A inauguração do Metrô do Cariri se deu em 1º de dezembro de 2009 com o início da  Operação Assistida (Operação Branca), caracterizada por testes dos equipamentos envolvidos (trem, via, estações e sinalização). Por enquanto, a operação ocorre somente nas estações Crato e Juazeiro enquanto as demais são concluídas.

O Projeto envolve investimentos do Governo do Estado do Ceará  aplicados em:

Remodelação da via permanente entre o Bairro de Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o Distrito de Muriti, no Crato, com a substituição de boa parte da dormentação, substituição de lastro, correção de greide (alinhamento e nivelamento da linha), além de placas de apoio, pregos de linha, talas de junção e soldagem de todo o trecho;

Construção da via permanente entre o Distrito de Muriti e as   proximidades da antiga estação ferroviária do Crato, com a remoção   de interferências, terraplenagem, lançamento de grade ferroviária e drenagem;

Reconstrução de Ponte ferroviária sobre o Rio Lobo, no Crato,  incluindo a demolição dos antigos encontros e sua reconstrução, com ampliação do vão, de modo a permitir um perfeito escoamento da vazão do rio;

Construção de nove estações tipo tubular;

Construção de Oficinas de Manutenção, Centro Administrativo e de Controle Operacional;

Projeto e Fabricação dos dois Veículos Leves sobre Trilhos –VLT’s, denominados TRAM – Transporte Rápido Automotriz, com capacidade para 330 passageiros;