Presidente Dilma anuncia R$ 2 bilhões para linha Leste

24 de fevereiro de 2012 - 08:50

A linha Leste do metrô de Fortaleza irá partir da estação Chico da Silva, no Centro, e vai até o bairro Edson Queiroz. A nova linha terá onze estações e deve transportar 400 mil pessoas por dia

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (27), o investimento de R$ bilhões para a construção da linha Leste do Metrô de Fortaleza. A anúncio foi feito durante a visita da presidente Dilma às obras da linha Sul do metrô. Segundo a presidente, esta obra é importante não só para o Ceará, mas para o Brasil. “Fortaleza é uma das maiores cidades do Brasil e tem uma das mais importantes regiões metropolitanas. Em parceria com o Governo do Estado, vamos fazer uma revolução no transporte de massa, isso é muito importante para o Brasil”, afirmou.


Segundo Dilma Rousseff, dos R$ 2 bilhões anunciados, R$ 1 bilhão virá do Orçamento Geral da União (OGU) e o outro de captação de empréstimos. Ao todo, projeto da linha Leste irá receber R$ 3 bilhões. Além dos recursos federais, o Estado irá garantir R$ 1 bilhão

A presidente Dilma Rousseff visitou as obras da linha Sul do metrô de Fortaleza acompanhada do governador do Estado, Cid Gomes, do secretário de infraestrutura, Adail Fontenele, do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e de demais convidados na estação Virgílio Távora, em Maracanaú.

A linha Leste do metrô de Fortaleza será executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), e será totalmente subterrânea. A nova linha irá partir da estação central Chico da Silva, no Centro, e chegará ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria. Além da estação central, haverá onze estações ao longo do percurso de 12,4 quilômetros. Pelo projeto, a linha será finalizada em 2019, mas, segundo o governador Cid Gomes, as primeiras estações estarão prontas até 2014. “Essa é a nossa meta”, ressaltou. Ao todo, o projeto deve receber um investimento de R$ 3 bilhões.

 

As estações possuem nomes iniciais de Chico da Silva, Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC, Edson Queiroz. A distancia entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

 

O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado. Para construir os túneis o Governo do Estado estuda a possibilidade de adquirir equipamentos do tipo “shield”, ou tuneladoras, também conhecidas no jargão técnico como “tatuzão”. No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

 

Na noite desta segunda-feira, após o governador Cid Gomes e uma comitiva de técnicos iniciam uma série de visitas técnicas a países fabricantes destes equipamentos, analisando a melhor oferta de cada um dos construtores das tuneladoras.

 

Com a linha Leste, será possível realizar a integração com as linhas Oeste (já em operação), Sul (em conclusão) e Parangaba-Mucuripe (que será iniciada este semestre). Além disso, está prevista a integração com o terminal de ônibus no bairro Papicu.

 

Presidente Dilma visita metrô de Fortaleza, que entra em operação em junho

 

Durante a visita da presidente às obras do Metrô de Fortaleza, Dilma Rousseff pode conhecer os trens elétricos que irão fazer o percurso da linha Sul. A presidente e alguns convidados percorreram 1 quilômetro entre as estações Raquel de Queiroz e Virgílio Távora. “Hoje é um dia muito importante porque estamos vendo um das mais importantes obras de redes de Metrô do Brasil”, ressaltou. Segundo ela, as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador também estão recebendo investimentos do Governo Federal para a implantação de sistemas rodoviários. “É legítimo que Fortaleza tenha essa estrutura”, reforçou. Além disso, a presidente também conhecer os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que estão sendo construídos no Ceará e irão atender as linhas Parangaba-Mucuripe e Oeste.

 

Durante a visita, a presidente foi informada pelo governador Cid Gomes das datas de início de testes da linha Sul do metrô: 15 de junho e 15 de outubro de 2012. “Essa linha vai permitir o deslocamento fácil, confortável e rápido de quem fazia esse trajeto de ônibus. Tudo isso significa melhoria de vida para a nossa população”, ressaltou.

 

O metrô de Fortaleza passará a fazer todo o trecho de Maracanaú ao centro de Fortaleza a partir de 15 de outubro deste ano durante a segunda fase de testes com passageiros. O anúncio foi feito no dia 10 de fevereiro pelo secretário de infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, durante visita de empresários às obras do metrô.

 

Durante esta segunda fase, as composições passarão por todas as 18 estações da linha Sul do metrô. “Duas estações, a Xico da Silva e a José de Alencar, ainda estarão em fase de acabamento, mas poderão receber os passageiros”, afirma.

De acordo com Rômulo Fortes, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a primeira fase será iniciada no dia 15 de junho. “O metrô vai sair de Maracanaú e irá parar na estação Parangaba. Esses testes servirão para fazer quaisquer ajustes necessários”, afirma.

 

Testes

Segundo Rômulo Fortes, essas operações são chamados “testes dinâmicos” e consiste em colocar os equipamentos em funcionamento para ajuste. “É uma fase necessária para oferecer segurança quando formos iniciar a operação comercial. Antes fazemos a operação assistida, que consiste em transportamos passageiros sem a cobrança de passagem. Mas também o passageiro está consciente que é uma fase de teste”, explica.

Antes dos testes dinâmicos, ocorrem os testes estáticos na oficina do Metrofor.

 

Linha Sul

A linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor, irá ligar Fortaleza a Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo finalizadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe).

Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.