Governador conhece tecnologia que poderá ser usada em Fortaleza

1 de março de 2012 - 08:27

 As visitas estão sendo feitas para conhecer as opções de escavação para a linha Leste do metrô de Fortaleza

 O governador Cid Gomes visitou nesta quarta-feira (29) a Carso S/A, fábrica de anéis pré-moldados para revestimentos de túneis, localizada na Cidade do México, no México. O Grupo opera grande número de empresas nos ramos de construção industrial, comercial e infraestrutura. Acompanhado do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; e do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o Governador também conheceu na Capital Mexicana a execução de um túnel de 62 quilômetros de extensão feito pelo equipamento (shield). Essa mesma tecnologia poderá ser empregada na Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que será toda subterrânea, com cerca de 12 quilômetros de extensão.

 
A fábrica  de pré-moldados mexicana emprega seus produtos em obras de grande complexidade

Na terça-feira (27), a comitiva já tinha visitado em Bogotá, na Colômbia, a fábrica de louças Eternit, que está vindo se instalar no Ceará. Há 70 anos, a empresa instalou uma das suas três sedes principais na Colômbia e é uma das maiores indústrias de louça do mundo. Já nesta quinta-feira (01), eles seguem para os Estados Unidos. A agenda prevê as visitas a um Data Center, na Flórida; e outro fabricante do equipamento para a escavação subterrânea, em Ohio. A série de visitas técnicas prossegue pelo Canadá, onde acontece uma terceira visita a um fabricante de “shield” e a uma obra que está sendo executada no País.

O retorno da comitiva acontece no próximo dia 7. Até a noite desta quarta-feira (29) assumirá o Executivo Estadual o vice-governador Domingos Filho, quando assumirá o Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Cláudio.

A linha Leste do metrô de Fortaleza é um projeto que deve receber um investimento total de R$ 3 bilhões e irá ligar o centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz. Pelo projeto, serão construídas onze estações, cujos nomes iniciais são Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

– Com informações da Casa Civil