Você conhece a linha Sul do metrô de Fortaleza?

5 de março de 2012 - 08:08

A linha sul está sendo construída pelo Governo do Estado para atender os municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. Ao final do projeto, estarão funcionando 20 estações que irão atender cerca de 350 mil passageiros por dia.

Muito tem-se falado da linha Sul do metrô de você. Mas você conhece o projeto? Veja abaixo um resumo da linha que irá atender 350 mil pessoas por dia a partir de 2013.

 
A previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Serão transportados 350 mil passageiros por dia

Extensão da linha: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá 24,1 km, sendo 3,9 km subterrâneos, 2,2 km elevados e 18 km em superfície.

Estações: a linha toda terá 20 estações (4 subterrâneas, 2 elevadas e 14 em superfície). Estações serão chamadas Carlito Benevides e Jereissati (Pacatuba), Maracanaú, Virgílio Távora, Rachel de Queiroz e Alto Alegre (Maracanaú) e Aracapé, Esperança, Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Porangaba, Juscelino Kubitschek, Couto Fernandes, Parangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar e Chico da Silva (Fortaleza). O Centro de Manutenção será em Pacatuba.

Trens: a previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora, embora passam alcançar 120 km/h. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

Passageiros: a linha Sul do metrô de Fortaleza terá duas estações com integração com outras linhas. Na estação Parangaba, haverá integração com o terminal de ônibus e com a linha Parangaba-Mucuripe. Na estação Chico da Silva, haverá integração com as linhas Oeste e Leste. Após a integração total dos modais de transporte, deverão ser transportados 350 mil passageiros por dia.

Valor investido: foram investidos R$ 1.333.629.349,00. Para finalizar o projeto, estão mais R$ 385.815.556,00. Esses valores somam investimentos do Governo Federal (R$ 1.181.495.982,00) e estadual (restante).

Previsão de término: o metrô de Fortaleza deve entrar em operação de teste em junho deste ano. Ao longo do segundo semestre serão feitos os testes assistidos, que inclui o transporte de passageiros, da estação Carlito Benevides até a estação da Parangaba. A partir de outubro, esses testes serão em toda a linha. Ou seja, da estação Carlito Benevides até a estação Chico da Silva. A expectativa é que a operação comercial seja iniciada no começo de 2013.