Conheça o projeto da linha Leste do metrô de Fortaleza

6 de março de 2012 - 08:01

 A linha Leste terá doze estações e irá transportar 400 mil pessoas por dia. A expectativa é que a linha retire milhares de carros particulares dos principais corredores de Fortaleza.

O governador Cid Gomes, o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele, e o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, visitam fornecedores de equipamentos para escavação de túnel. A tecnologia deve ser utilizada para a construção da linha Leste do metrô de Fortaleza.

Mas você já conhece o projeto? 

 
O governador Cid Gomes visitou quatro emrpesas fabricante de “shield” (tatuzão). Esse tipo de tecnologia deverá ser usada em Fortaleza

Linha Leste
A Linha Leste do metrô de Fortaleza é um projeto orçado em cerca de R$ 3,5 bilhões. Uma linha totalmente subterrânea com traçado de 12,4 quilômetros de extensão. A obra fará a ligação entre o Centro, partindo da estação Chico da Silva, até o Fórum Clovis Bevilaqua, no bairro Edson Queiroz.
 
 
A expectativa do Governo do Estado é investir cerca de R$ 3,5 bilhões na linha Leste do metrô. Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. Serão 12 estações, sendo 11 subterrâneas e uma em superfície. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.

Para construir os túneis o Governo do Estado estuda a possibilidade de adquirir equipamentos do tipo “shield”, ou tuneladoras, também conhecidas no jargão técnico como “tatuzão”. Para conhecer de perto essa tecnologia, o governador do Estado, Cid Gomes, o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele, e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, visitaram quatro fabricantes desse tipo de equipamento.

As visitas que estão sendo realizadas servem para analisar a melhor oferta de cada um dos construtores das tuneladoras. No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centrímetros de diâmetro.

As estações possuem nomes iniciais de Chico da Silva, Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC, Edson Queiroz. A distancia entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.