Cinco frentes de trabalho atuam nas obras da linha Parangaba-Mucuripe

9 de abril de 2012 - 08:37

A construção das oito estações e a construção de 12,7 quilômetros sairá por R$ 179 milhões

As obras de execução da linha Parangaba-Mucuripe seguem com o trabalho em cinco locais. As equipes foram montadas e começaram a atuar no último dia 2 na limpeza da faixa de domínio da linha e na marcação do pontos que irão receber duas novas vias. A expectativa é que essa fase da obra siga até o final do mês.

A linha Parangaba-Mucuripe será operado por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), à esquerda na imagem.

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) está construindo a linha Parangaba-Mucuripe, que irá ligar a orla de Fortaleza ao bairro Parangaba, passando por dois terminais de ônibus e duas estações de metrô. A linha de 12,7 quilômetros será operada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) com Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e deve transportar 100 mil pessoas por dia.

As obras estão sendo executadas na linha férrea entre a rua Germano Franck e a estação da Parangaba. A área está sendo preparada para receber uma via de carga no limite lateral (sentido Parangaba-Mucuripe) para serem feitas as fundações do trecho elevado, que terá cerca de 900 metros.

No bairro de Fátima, onde será construído um elevado sobre a av. Aguanambi, a execução da via de carga será feita no limite da lateral direita da faixa de domínio (sentido Parangaba-Mucuripe), entre a rua Luciano Magalhães e o início do residencial Maravilha. Também serão feitas limpeza e, posteriormente, fundação do elevado.

A Via Expressa está recebendo três frentes de trabalho. Um deles é para a construção do viaduto sobre a av. Dom Luís, onde existe um viaduto para uma linha de trem. Outro ponto em obras é a passagem de nível que existe a 25 metros da Av. Santos Dumont. O desvio, que terá 220 metros no sentido praia, será feito para permitir o início dos serviços de limpeza e marcação das fundações da estação Papicu. O terceiro ponto é no final da Via Expressa. Estão sendo feitas limpeza e marcação da construção do viaduto no final da via, no encontro com a Av. Virgílio Távora. Hoje, o viaduto ferroviário existente permite a passagem somente de um trem.

Consórcio
   O consórcio CPE-VLT Fortaleza, composto pelas empresas Consbem Construções e Comércio LTDA, Construtora Passarelli LTDA e Engexata Engenharia LTDA, será o responsável pelas obras.
   A construção das oito estações e a construção de 12,7 quilômetros sairá por R$ 179.546.440,40, o menor valor apresentado no processo de seleção da construtora. O valor proposto pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza é, aproximadamente, 13% inferior (R$ 25.649.561,84) ao preço de referência, o máximo que havia sido proposto na licitação, que foi de R$ 205.196.002,24.
   Por determinação do governador Cid Gomes, as obras do VLT Parangaba Mucuripe terão início em locais em que não será necessário realizar desapropriações diminuindo, assim, os impactos da obra na vida da população.

Conheça o projeto
   O Ramal Parangaba Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O Ramal vai ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.
   A obra visa à remodelação do ramal ferroviário Parangaba Mucuripe para utilização do espaço pelos dois modais de uso (passageiro e carga) de forma segregada. O Ramal passará por 22 bairros da Capital. A previsão iniciada na próxima semana seja concluída até o início do segundo semestre de 2013 (inclusive final dos testes) e, uma vez concluído, deverá ser utilizado por mais de 100 mil passageiros por dia.
  Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.