Tribunal de Justiça libera retorno das obras do Metrô de Sobral

18 de abril de 2012 - 08:23

O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. 

O Tribunal de Justiça do Estado derrubou, na tarde desta terça-feira, 17, liminar emitida no último dia 26 que determinava a paralisação das obras do metrô de Sobral.

 
Os dois ramais formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

A liminar, do juiz da 2ª. Vara Cível da Comarca de Sobral, Dr. Hyldon Master Cavalcante Costa, fazia referência ao Plano Diretor de Sobral, ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente.

Na contestação, a Procuradoria Geral do Estado apresentou os estudos necessários e todas as autorizações emitidas pelos órgãos fiscalizadores.

Com a decisão do Tribunal de Justiça, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) deve retomar as obras nesta quarta-feira. A expectativa é que o metrô possa ser concluído em outubro deste ano.

O retorno das obras é importante para diminuir os prejuízos aos moradores de Sobral que estão esperando essa linha.

O Metofor lembra, ainda, que recebeu, desde o início das obras, todas as licenças dos órgãos responsáveis. Além disso, o projeto foi apresentado e votado pelo Conselho da Cidade, responsável pelo Plano Diretor de Sobral.

Projeto

O metrô de Sobral, que está sendo construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), terá dois ramais e onze estações. Atualmente, seis delas já estão sendo edificadas. “A construção das estações está bem avançada. Estamos iniciando a implantação da linha nova, que liga a Grendene ao Junco, bem como a construção do Centro de Manutenção, que fica localizado depois da Grendene”, afirma Edilson Aragão, diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor.

O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Os dois ramais formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas e que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística. O segundo ramal será implantado ligando Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.

O Metrô de Sobral é mais uma iniciativa do Governo do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e de estruturar as cidades de médio porte, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida da população destes municípios. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.

O que é um VLT

O VLT é um Veículo Leve sobre Trilho com capacidade para 230 passageiros. As composições medem 29 metros de comprimento e alcançam uma velocidade máxima operacional de 60 km/h. Os VLTs que serão utilizados em Sobral estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, em Barbalha. Ao todo, serão fabricados cinco veículos automotrizes, com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando e ar condicionado.

Metrofor
Assessoria de imprensa
Márcio Teles: 85 3101-7115
@metrofor