Pregão para aquisição das tuneladoras da Linha Leste acontece sexta-feira

9 de maio de 2012 - 08:28

A linha Leste irá transportar 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, Oeste e Parangaba-Mucuripe

As empresas interessadas em participar da licitação internacional para aquisição de quatro máquinas tuneladoras do tipo EPB (Earth Pressured Ballanced) para a implantação da linha Leste do Metrô de Fortaleza apresentarão suas propostas comerciais e documentos de habilitação nesta sexta-feira (11), às 9 horas, à Comissão Central de Concorrências, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A licitação é promovida pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). O valor de referência, ou seja, o valor máximo do pregão é R$ 148 milhões.

 
Cada máquina tem capacidade de escavar 16 metros de túnel por dia, parando um dia na semana para manutenção

As máquinas serão utilizadas na escavação para a implantação dos 12 quilômetros de túneis da Linha Leste que ligarão o Centro da capital ao bairro de Edson Queiroz, passando por bairros como Aldeota e Papicu, e equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará e Fórum Clóvis Beviláqua e universidades. Além das tuneladoras, também conhecidos por shields ou “tatuzões”, a Seinfra prepara um edital para o início das obras civis do projeto, que incluem as estações.

Conheça a Linha Leste
A Linha Leste do Metrô de Fortaleza está inserida na maior e mais dinâmica área em expansão no município. A parte Leste/Sudeste da Capital vem apresentando elevados índices de crescimento e adensamento populacional nos últimos quinze anos. Essa região registra cerca de 450 mil habitantes, concentrando cerca de 20% das atividades industriais e 35% das atividades ligadas ao setor terciário como comércio, serviços, lazer e turismo além de sediar alguns dos maiores estabelecimentos comerciais da cidade, como shopping centers, colégios e universidades e o Fórum. Em junho receberá ainda o Centro de Eventos.

O projeto prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Xico da Silva, totalizando doze estações. Os R$ 3,3 bilhões previstos de investimentos estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do Tesouro da União, R$ 1 bilhão de empréstimos federais e o restante de contrapartida do Governo do Estado.

A linha será operada com 20 trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste,  remodelada, e ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

Saiba mais:
-A Comissão Central de Concorrências está situada na rua  Dr. José Martins Rodrigues, 150, bairro de Edson Queiroz, Centro Administrativo Bárbara de Alencar;
-Além das tuneladoras, o edital estabelece a entrega de outros itens, como correias transportadoras, responsáveis pela retirada do material da escavação, uma mistura de solo e espuma biodegradável utilizada para facilitar o transporte do material e evitar o surgimento de poeira;
-As máquinas deverão ser entregues pela empresa vencedora, ou consórcio de empresas, num prazo de 20 meses a partir da ordem de serviço;
-Uma audiência pública, ocorrida na Seinfra no dia 27 de abril passado, reuniu representante de diversos órgãos ligados ao projeto para discutir os principais pontos do edital;
-Cada máquina tem capacidade de escavar 16 metros de túnel por dia, parando um dia na semana para manutenção.