Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados organiza visita ao metrô de Fortaleza

10 de maio de 2012 - 08:51

Parlamentares visitam as obras do metrô de Fortaleza, o Trem Unidade Elétrica (TUE) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A visita é organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) recebe, nesta sexta-feira (11), a visita de vereadores de Fortaleza, deputados estaduais e deputados federais que irão conhecer as obras de implantação da linha Sul do metrô de Fortaleza. A visita, que está sendo organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, deve reunir cerca de 20 parlamentares que desejam acompanhar a fase final de implantação da linha.

A linha Sul possui 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado

Os parlamentares irão visitar a estação Virgílio Távora, em Maracanaú, a partir das 9h30. O grupo irá embarcar no metrô (Trem Unidade Elétrica – TUE) e seguir até a estação Carlito Benevides, em Pacatuba.
Os visitantes irão trocar os TUEs por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para chegar ao Centro de Manutenção do Metrofor.
A visita às obras do Metrofor foi solicitada pelos parlamentares durante o o Seminário sobre Mobilidade Urbana, realizado no último dia 27 na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento debateu a infraestrutura urbana para transportes, a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana e os problemas de acessibilidade.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano está realizando dez seminários semelhantes e as visitas como etapas preparatórias para a XIII Conferência das Cidades, que ocorre no fim do ano.

Linha Sul começa operações em junho
A linha Sul começará a receber testes com passageiros em junho. A chamada “operação assistida” irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, a partir de 15 de junho. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.
A linha será composta por 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).
A está sendo feita pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura, e está com mais de 95% de execução em suas obras civis.
A estação São Benedito, por exemplo, está com suas obras em 97%. O local tem capacidade de receber 18 mil pessoas por hora e é uma das mais importantes estações. Por ela irão passar trabalhadores, estudantes e turistas. Próximo à estação existe a tradicional Igreja de São Benedito, muito visitada por cearenses e turistas. Além disso, está próximo de importantes colégios. Sem falar que fica no centro comercial da cidade.
Além de todas as vantagens de ser uma estação de metrô, ainda tem a vantagem de oferecer mais área livre para a cidade. Isso porque é uma estação totalmente subterrânea. Sobre a estação existe um belo jardim.
Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.