Seinfra autoriza oferta das tuneladoras da Linha Leste

25 de julho de 2012 - 08:00

24/07/2012

O secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele, autorizou a empresa The Robbins Company, com sede na cidade de Solon, estado de Ohio, Estados Unidos, a iniciar a fabricação das quatro máquinas tuneladoras tipo Earth Pressure Balanced (EPB) completas, incluindo backup e periféricos a serem utilizadadas nas de implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A autorização foi divulgada no diário oficial do Estado na edição do dia 20. Os recursos para a aquisição das tuneladoras são oriundos do Tesouro do Estado.

O valor apresentado pela Robbins foi de R$ 128.224.258,52, cerca de R$ 20 milhões a menos que o valor divulgado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht Aktiengesellschaft. O pregão presencial aconteceu no dia 11 de maio deste ano, na Comissão Central de Concorrência (CCC).

A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem em maio do ano que vem e, dois meses depois, os equipamentos serão montados nas duas frentes de serviços a serem abertas.

A Linha Leste do Metrô de Fortaleza está inserida na maior e mais dinâmica área em expansão no município. A parte Leste/Sudeste da Capital vem apresentando elevados índices de crescimento e adensamento populacional nos últimos quinze anos. Essa região registra cerca de 450 mil habitantes, concentrando cerca de 20% das atividades industriais e 35% das atividades ligadas ao setor terciário como comércio, serviços, lazer e turismo. Além disso, a área sedia alguns dos maiores estabelecimentos comerciais da cidade, como shopping centers, colégios, universidades e o Fórum. Em junho, receberá ainda o Centro de Eventos.

O projeto prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Os R$ 3,3 bilhões previstos de investimentos estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do Tesouro da União, R$ 1 bilhão de empréstimos federais e o restante de contrapartida do Governo do Estado.

A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

Saiba mais
– Os shields em sua fabricação levam em conta, entre outras características, o tipo de solo a ser perfurado.
– No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.
– O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, ou seja, a população a construção do túnel, que terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
– Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)