Novo modelo para regulação do sistema metroviário em debate

13 de setembro de 2012 - 08:00

13/09/2012

O sistema metroviário que o Governo do Estado está implantando vislumbra uma nova realidade que tem que ser bem planejada para o benefício completo da população. A declaração foi feita pelo secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, durante a realização do Seminário Aspectos de Regulação e Operação do Sistema de Transporte Público Metroviário da Região Metropolitana de Fortaleza, realizado ontem, quarta-feira (12) em seu auditório. O evento, promovido em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) reuniu durante toda a tarde dirigentes e técnicos envolvidos com questões como demandas, tarifas, projetos e licitações entre outros.

Conforme ressaltou o Secretário, após o Governo ter cuidado para que a população de Fortaleza e seu entorno tivesse um sistema de transporte metroferroviário de passageiro que unisse rapidez, conforto e baixo custo, agora já parte para pensar como melhor regular e operar todo esse novo sistema. Dessa forma,em busca de criar um modelo eficiente de regulação e operação dos metrôs em implantação,  técnicos da Arce apresentaram pesquisas que nortearam as propostas e que serão ainda discutidas de forma mais detalhada com as partes envolvidas.

Otacílio Borges Filho, secretário adjunto da Seinfra, apresentou a situação das Propostas de Manifestação de Interesse, em especial a que trata especificamente da elaboração de estudos e projetos destinados à Concessão de Construção, Operação Manutenção do Sistema de Transporte de Passageiros sobre Trilhos da RMF -Metrô de Fortaleza – Linha Leste e Operação e Manutenção das linhas Oeste, Sul e VLT. A empresa Invepar e associados já foram autorizadas a realizarem os estudos, tendo sido realizada ainda uma audiência pública sobre o tema, conforme determina a legislação. O edital já está concluído. Em seguida o diretor presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, apresentou o estágio atual da Linha Sul, de Pacatura até Parangaba, onde destacou o sucesso da operação assistida, adiantando que até o final do mês um novo trecho deverá ser liberada para os testes.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante/ Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)