Governo do Estado inaugura II Etapa da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

27 de setembro de 2012 - 08:00

27/09/2012

O governador Cid Gomes inaugura o segundo trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza nesta sexta-feira, 28, às 9h30min, na Estação Parangaba, localizada na Rua Dom Pedro II, 91, ao lado do terminal da Parangaba. Com a inauguração desse trecho, os Trens Unidades Elétricas (TUEs) irão iniciar a operação assistida, que consiste em teste operacionais com passageiros. Esse novo trecho abrange as estações de Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica.

Os testes nesse trecho serão realizados de setembro até meados do primeiro trimestre de 2013. Durante esse período, o metrô irá transportar passageiros entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Benfica, em Fortaleza, gratuitamente. Ao longo do trecho, 15 estações em três municípios serão atendidas pelo metrô. Além de Fortaleza e Pacatuba, Maracanaú também é beneficiada pela Linha Sul.

Com a inauguração, a linha chega aos 20 km, os quais serão percorridos em 33 minutos. A operação assistida será realizada, de segunda a sexta, no intervalo de 8 as 12 horas. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste e será possível transportar entre 445 e 890 pessoas por vez, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros, respectivamente).

Trens

O Metrofor já recebeu dez trens de um total de 25 que o Governo do Estado adquiriu para atender cerca de 350 mil pessoas por dia. Os trens possuem 40 metros de comprimento, divididos em três carros de passageiros, os quais juntos chegam a capacidade de 445 passageiros, sendo 48 sentados. Os trens podem ser conectados para ficarem com seis carros, dobrando a capacidade de transporte.

Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram adquiridos da empresa italiana AnsaldoBreda S.p.A.

Linha Sul

A Linha Sul liga Fortaleza a Pacatuba. Quando completamente concluída, a via contará com 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva.

A obra está recebendo um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena entre todos os modais de transporte.

A implantação do Metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante do Estado do Ceará. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas das cidades, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade, em substituição aos carros de passeio, tem sido um dos objetivos dos governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

Histórico

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Um sonho antigo da população do Estado, o metrô começou a ser construído em janeiro de 1999.

Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na linha Sul. Além disso, nesse período, o governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Conheça as estações atendidas atualmente pela Linha Sul

Benfica

A Estação Benfica é subterrânea e fica localizada na Av. Carapinima nº 2087, cujo acesso é pela calçada do Shopping Benfica. Tem 4.721,27 m² de área construída, com capacidade para receber 18.000 passageiros por hora. Possui três escadas convencionais, quatro escadas rolantes e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá nessa estação três guichês de bilheteria.

Porangabussu

A Estação Porangabussu, localizada na Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis, é de superfície e tem 1.312,90 m² de área construída , com capacidade para receber 7.200 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Couto Fernandes

A Estação Couto Fernandes, localizada na Av. José Bastos, nº 4601, é de superfície e tem 1.424,46 m² de área construída, com capacidade para receber 7.000 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais, uma rampa de acesso e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Parangaba

A estação elevada de Parangaba, que será integrada com o terminal de ônibus e a estação da linha VLT Parangaba-Mucuripe, tem 3.200,56 m² de área construída e está localizada na Rua Dom Pedro II, 91, no bairro de mesmo nome . A capacidade é de receber 25.000 passageiros por hora. Possui quatro escadas convencionais, quatro escadas rolantes e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Serão quatro guichês de bilheteria e oito lojas.

Vila Pery

A estação Vila Pery possui 2.237,65 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora, estando localizada na Rua Cônego de Castro, 1387. A estação possui três escadas convencionais, duas rampas de acesso e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Manoel Sátiro

A estação Manoel Sátiro possui 2.589,00 m² de área construída e fica localizada na Rua Manoel Sátiro, 529. É de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora. A estação possui três escadas convencionais, três rampas de acesso e dois elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Mondubim

A estação Mondubim possui 1.384,3 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora, estando localizada na Rua Manoel Sátiro, 1159. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Esperança

A estação Esperança possui 1.602,83 m² de área, construída na Av. Penetração Norte, 235, é de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Aracapé

A estação Aracapé possui 968,87 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora. Localiza-se na Linha Férrea, 261. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Alto Alegre

A estação Alto Alegre possui 1.375,42 m² de área, construída na Linha Férrea, s/n, é de superfície e tem capacidade de receber 4.200 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Rachel de Queiroz

A estação Rachel de Queiroz possui 2.306,03 m² de área construída, localizada na Av. Central, s/n, em Acaracuzinho, é de superfície e tem capacidade de receber 8.700 passageiros por hora. A estação possui duas rampas de acesso, duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Virgílio Távora

A estação Virgílio Távora possui 1.229,48 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 7.200 passageiros por hora. Localiza-se na Rua 20, no Novo Maracanaú. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Maracanaú

A estação Maracanaú possui 1.983,26 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 7.000 passageiros por hora. Está localizada na Rua Henrique Mendes, s/n, no Centro do município que dá nome a estação. A estação possui duas escadas convencionais, duas rampas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Jereissati

A estação Jereissati possui 1.599,24 m² de área, construída na Linha Férrea, S/N, em Maracanaú, é de superfície e tem capacidade de receber 9.600 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Carlito Benevides

A estação Carlito Benevides, localizada na Rua 17, 01 Bom Futuro, Vila das Flores, em Pacatuba, possui 2.383,50 m² de área construída, é de superfície e tem capacidade de receber 9.000 passageiros por hora. A estação possui duas escadas convencionais e um elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Haverá dois guichês de bilheteria.

Assessoria de Comunicação
Fernando Mota/ Luanna Patrícia

twitter: @metrofor
facebook: metrodefortaleza