Obras das últimas estações da Linha Sul avançam

7 de novembro de 2012 - 11:15

07/11/2012

O sonho de finalizar totalmente o percurso da Linha Sul do Metrô de Fortaleza está bem próximo de se concretizar. Isto porque o avanço físico no trecho subterrâneo que comporta as estações José de Alencar e Chico da Silva já representa significativo avanço, estando a primeira com cerca de 53% da obra total executada, enquanto a segunda chega a 74%. Tão logo haja a conclusão das estações, ambas devem entrar em operação assistida, funcionando de 8 às 12 horas, em dias úteis.

No mês de setembro foram realizadas na José de Alencar, penúltima da linha (no sentido Pacatuba-Fortaleza)  recuperação das estruturas do Hospital Cesar Cals; limpeza da faixa de construção do nível da plataforma; execução de acabamento superficial nas paredes internas e externas das salas técnicas e bilheterias; remoção dos perfis metálicos no nível do mezanino e reaterro de laje. Já na Chico da Silva houve colocação do piso de regularização da laje da plataforma e assentamento de granito; envernização das paredes e pilares internos no nível mezanino e plataforma; acabamento superficial na laje de teto, das paredes e das muretas do jardim.

Estações da Copa

A José de Alencar e a Chico da Silva eram as últimas estações previstas no projeto da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o qual contava com a construção de 18 estações ao longo dos 24 km que ligam a Estação Carlito Benevides, em Pacatuba, ao Centro da capital. Contudo, em 2007, o Governo do Estado do Ceará conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção de mais duas estações:  Padre Cícero e Juscelino Kubitschek (JK). 

A Padre Cícero está localizada entre a Benfica e a Porangabussu, enquanto a Juscelino Kubitschek fica entre a Parangaba e a Couto Fernandes. Ambas possuem avanço das obras em cerca de 10%. Na primeira, está sendo executada a cravação das estacas raiz, formas, ferragem e concretagem das vigas cintas e blocos dos pilares. Na JK foi concluída a aplicação de concreto magro dos blocos, vigas e paredes, a escolha dos blocos de elevação das escadas rolantes para testes de carga e, no momento, está em fase de conclusão as formas e armaduras das paredes. Já houve montagem das formas das vigas baldrames (as que ficam no nível do solo) e blocos dos pilares, além da escavações nas caneletas e a conclusão da cravação das estacas.


Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia

twitter: @metrofor
facebook: metrodefortaleza