Primeiro semestre de funcionamento do metrô beneficia quase 600 mil passageiros

18 de dezembro de 2012 - 08:00

18/12/2012

No último dia 15, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou seis meses de funcionamento em operação assistida. Durante esse tempo, cerca de 580 mil pessoas puderam aproveitar o equipamento se deslocando desde o município de Pacatuba até o Centro da capital, gastando para tanto, pouco mais de meia hora. Em média, o metrô tem transportado diariamente sete mil passageiros desde a inauguração da Estação São Benedito, em 24 de outubro.

No domingo (16), em funcionamento excepcional para atender a demanda de passageiros que se dirigiam a inauguração da Arena Castelão, o fluxo de pessoas foi de quase quatro mil, no período de 16 as 22 horas. No dia a dia, a fase de teste tem acontecido de 8 as 12 horas, somente em dias uteis. Por se tratar de uma etapa ainda não comercial, a operação assistida prevê a adequação de possíveis falhas que venham ocorrer. Dessa forma, apesar de bem aceito pela população, que reconhece a melhoria no deslocamento urbano devido a rapidez do equipamento, é desaconselhável, por enquanto, atrelar o funcionamento do metrô a horários de compromissos.

A operação comercial, com venda de bilhete e estendimento das viagens nos trens unidade-elétrica (TUEs) nos turnos da manhã, tarde e noite, é prevista para meados do próximo ano. Até lá, o funcionamento permanece gratuito para as pessoas que utilizam o metrô a partir das 16 estações inauguradas e ativas entre Pacatuba e Fortaleza, passando pelo município de Maracanaú.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor