Metrô gratuito é alternativa de passeio nas férias

22 de janeiro de 2013 - 10:00

 

22/01/2012

Muito próximo de ter toda sua extensão finalizada, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza ainda continua sendo uma atração de lazer durante o período de férias no início deste ano. Muitas pessoas entre estudantes, donas de casa, comerciantes e turistas aproveitam para conhecer o equipamento que permanece gratuito para a população de 8 as 12 horas, em dias úteis. Atualmente, o percurso em operação assistida vai da Estação Carlito Benevides, em Pacatuba, chegando a Estação São Benedito, no Centro da Capital. O passeio é feito em cerca de meia hora (ida).

Para o turista argentino Jesus Maria Nieva, que está com sua esposa no Brasil desde o dia 27 de dezembro, já tendo passado pelos estados do Rio de Janeiro e Paraíba, o metrô de Fortaleza é de altíssima qualidade e deve ser valorizado pelos cearenses. “Só temos metrô dentro de Buenos Aires e ele não faz ligação com outras cidades”, compara Nieva, se referindo ao percusso que agrega, além da nossa Capital, os municípios de Maracanaú e Pacatuba, localizados na Região Metropolitana. Além disso, ele também ressalta a importância que o metrô terá durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 TM. “O metrô vai ser um transporte essencial de muita gente em muito pouco tempo”, afirmou.

Com a energização dos 24,1 quilômetros da via que aconteceu no início deste ano, falta pouco para a entrega de toda sua extensão. Restam a serem inauguradas quatro estações: Chico da Silva, José de Alencar, Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas primeiras estão em fase de acabamento das obras tendo até o início de março para término. Com elas a viagem nos trens unidade-elétrica (TUEs) passarão a ser completas, de acordo com o projeto. 

Já a Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero tem a conclusão prevista para o início de 2014, contudo não interferem no funcionamento da Linha Sul. Ambas foram incluídas no projeto quando o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal. São fruto de um estudo de mobilidade urbana, elaborado pela Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin – ASTEF, sobre a integração do metrô com outros modais, tendo sido constatado que os locais onde as estações estão localizadas são pontos de grande fluxo de pessoas (que andam de ônibus, por exemplo).

 

Dúvidas durante o passeio na Linha Sul

– Não é permitido entrar com alimentos ou bebidas nos trens;
– O passeio completo (Pacatuba a Fortaleza) de ida e volta dura cerca de uma hora, se o usuário não descer em nenhuma estação;
– Não é possível abrir as portas em movimento. Deve-se apertar o botão no centro da porta quando o veículo estiver parado em uma estação;
– Ainda não existem lojas de conveniência abertas nas estações.

Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia 
twitter: @metrofor
facebook: MetrodeFortaleza