Em menos de dez dias, moradores voltam a acumular lixo em linha férrea

31 de janeiro de 2013 - 08:00

31/01/2012

A cerca de dez dias, a Gerência do Sistemas Fixos e Via Permanente do Metrô de Fortaleza, promoveu, como de costume, uma ação de limpeza nas margens do trilho da Linha Oeste, a qual liga a Capital ao município de Caucaia. Foram recolhidas, com o apoio da prefeitura da cidade metropolitana, sete carradas de lixo, perfazendo 97m³ de rejeitos, somente na faixa de domínio próxima a estação São Miguel.

Apesar do esforço para evitar o acúmulo de materiais descartados pela população no local, o que pode ocasionar até mesmo o descarrilamento do trem, de acordo com o gerente de sistemas fixos via permanente, Paulo Cunha, ainda ontem (30), foi constatada a reposição de lixo no mesmo ponto. “No dia seguinte ao término da limpeza, eles (moradores) já estavam depositado mais lixo novamente”, lamenta.

Cunha afirma ainda que além da retirada das carradas, durante a mesma operação também foi realizada limpeza das valas de drenagem, obstruídas em virtude do depósito inadequado de resíduos sólidos. Apesar de a solução adequada para o problema ser a destinação correta do lixo em locais, dias e horários orientados pela prefeitura de Caucaia, o gerente explicou que uma nova ação emergencial está sendo providenciada. “Já entrei em contato com a prefeitura de Caucaia e de Fortaleza para programarmos limpezas nos pontos de lixo ao longo da nossa via férrea”, informou.

A previsão é que até o final de fevereiro aconteçam reuniões com ambas prefeituras para minimizar a situação. Em Fortaleza, a vistoria e retirada de lixo começará nas proximidades da Estação Padre Andrade indo até o viaduto da BR 222, depois da Estação Antônio Bezerra. No território de Caucaia está o trecho que vai da Estação São Miguel, área mais problemática, até o final da linha.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor