Obras do VLT reforçadas com mais 200 trabalhadores

8 de fevereiro de 2013 - 08:00

Sex, 08 de Fevereiro de 2013 11:20

As obras do Ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), serão reforçadas com colocação de mais 200 trabalhadores. A medida foi acertada durante reunião entre representantes da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e o consórcio CPE-VLT Fortaleza, que está implantando o novo modal. O incremento, segundo destacou o secretário adjunto da Seinfra, Otacílio Borges, deverá acontecer logo após o feriado de Carnaval, garantindo assim o aumento no ritmo dos trabalhos.

Atualmente 400 funcionários do consórcio, formado pelas empresas Consbem, Passarelli e Engexata, executam os trabalhos nas frentes de obras espalhadas ao longo do trajeto de 12,7 km entre os bairros de Paranbaga e Mucuripe. Já com aproximadamente 25% da obra concluída, o VLT deverá ser entregue à população em dezembro desse ano. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Os trabalhos estão sendo executados inicialmente em áreas onde não estão sendo necessárias desapropriações de moradores na faixa de domínio da linha.

Frentes de trabalho

As obras já alcançam as proximidades do viaduto da BR-116 no trecho sobre a avenida Borges de Melo, nas imediações do Conjunto Residencial Maravilha. Ali estão sendo erguidos os pilares do elevado por onde o VLT circulará naquele trecho. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua. Paralelo a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do VLT. Estão sendo construídos também dois elevados nas avenidas Germano Frank e Aguanambi, além de passagem inferior na avenda Borges de Melo, e passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira.

O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superficie e 1,4 km em elevado num total de 12,7 km de extensão, e se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará.
Assessoria de Imprensa – Marco da Escócia ( marco.escossia@seinfra.ce.gov.br / 85 3216.3764)