Passagem de pedestre é regularizada para auxiliar travessia da população

24 de abril de 2013 - 08:00

24/04/2013

Com o objetivo de atender a uma demanda antiga da população lindeira (que mora às margens da linha férrea), no trecho entre as estações de Parque albano e do Conjunto Ceará, na Linha Oeste, o Metrô de Fortaleza está construindo uma passagem para que pedestres e cadeirantes possam atravessar a via em segurança.

De acordo com o gerente de Sistemas Fixos e Via Permanente do Metrô de Fortaleza, Paulo Cunha, a obra não se caracteriza como sendo uma passagem de nível (PN), visto que não é direcionada a travessia de veículos automotores. “Nosso objetivo é facilitar a passagem de pessoas a pé e cadeirantes somente”, explica o gerente. Ainda segundo ele, há muito tempo a passagem existe de forma irregular, improvisada pelos moradores, o que atenta contra a segurança dos próprios pedestres, cadeirantes e trens. Ainda ontem (23), também foi feita a limpeza de valas, roço capina e retirada de entulhos no local.

Outro trecho que pela terceira vez este ano teve que passar pelo mesmo procedimento de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares foi nas proximidades da estação de São Miguel, onde se formou uma rampa de lixo na passagem de nível existente. Também está sendo providenciado para a área (após a retirada dos entulhos) a instalação de equipamentos de PN, cancelas, semáforos e sirenes novos, de forma a garantir a melhor sinalização do espaço e, consequentemente, a segurança nos trilhos.

Em virtude da grande quantidade de lixo depositado pelos moradores nos bairros limítrofes entre Fortaleza e Caucaia, por onde passa a Linha Oeste, a prefeitura caucaiense estuda a formulação de ações educativas juntamente com a Secretaria Regional V da capital.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor