Metrô de Fortaleza: cinco consórcios concorrem às obras civis da Linha Leste

22 de maio de 2013 - 05:00

21/05/2013

A reunião de entrega das propostas aconteceu na Comissão Central de Concorrências. Processo entra agora na fase de análise de habilitação. Um total de treze empresas, reunidas em cinco consórcios, apresentaram nesta terça-feira (21) à Comissão Central de Concorrências, suas propostas para as obras de implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. “Com a Linha Oeste, já remodelada, a Sul, que já chegou ao Centro de Fortaleza, a execução do VLT entre Parangaba e o Mucuripe e a licitação da Linha Leste, iniciada agora, nossa Capital contará até 2014 com um dos mais modernos sistemas metroviários do País”, destacou o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, ao abrir os trabalhos da Comissão. A previsão, destacou ainda, é de que até o final do próximo ano a população possa contar com a Linha Leste funcionando entre o Centro e o Papicu. O preço de referência, isto é, o menor preço a ser apresentado pelas concorrentes, não poderá ser superior a R$ 2,5 bilhões.

Entregaram os documentos de habilitação e as propostas comerciais os
seguintes consórcios: Cetenco-Acciona (Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructura); Construcap-Copasa-Linha Leste (Construcap CCPS Engenharia e Comercio e Sociedad Anonima de Obras y Servicios -Copasa); Mendes Júnior-Soares da Costa-Isolux (Mendes Júnior Trading e Engenharia , Sociedade de Construções Soares da Costa S.A do Brasil e Isolux Projetos e Instalações);  Consórcio Metrofor (Construtora Andrade Gutierrez, Construtora Norberto Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan-Empresas Associadas e Engenharia); e Mobilidade Urbana (Construções e Comércio Camargo Corrêa, Construtora Queiroz Galvão e Construtora Marquise).

As obras da Linha Leste, que tem 12,4 km de extensão, deverão começar
ainda no segundo semestre desse ano (2013). A linha terá as seguintes estações: Sé, Luíza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Os documentos de habilitação e suas propostas de preços seguem agora para a fase da análise de habilitação. Uma vez terminada essa fase será marca a data de abertura das propostas de preços.

O equipamento será operado com trens elétricos que transportarão cerca
de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont, com o mínimo de interferência no tráfego de veículos. Até o final do ano deverão ser licitadas ainda outros itens da obra como material rodante, sinalização, escadas rolantes, entre outros.

A Linha Leste integra o Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do
Governo Federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2 bilhões o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. O Governo do Estado do Ceará entra com pouco mais de R$ 1 bilhão de contra partida. Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

Tuneladoras em testes

As duas primeiras tuneladoras (de um total de quatro) para a construção dos túneis da Linha Leste já estão prontas, com os testes em fábrica previstos para o período de 27 de maio a 14 de junho. Em seguida os equipamentos serão embarcados para o Brasil devendo chegar ao Porto do Pecém no final de mês de julho. As máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado, através da Seinfra, ao preço de R$ 128,2 milhões. Já estão no Porto do Pecém formas e equipamentos auxiliares para a uma das duas Fábricas de Anéis para construção dos túneis da Linha Leste.

Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da Seinfra