Solenidade de inauguração ressalta marco na história da mobilidade em Fortaleza

18 de julho de 2013 - 08:00

18/07/2013

Inauguradas hoje (18) pela presidenta Dilma Rouseff e pelo governado Cid Gomes, as estações Chico da Silva e José de Alencar entram em operação assistida. Excepcionalmente hoje, elas funcionam até às 18 horas, circulando nos demais dias de 8 horas as 12 horas, de segunda a sexta. A entrega das estações constitui um marco histórico para a obra que teve início em 1999.

Durante a solenidade de descerramento da placa de inauguração o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, lembrou que a cerca de 20 anos não se investe tanto em mobilidade urbana como agora. Ele ressaltou os projetos que vem sendo desenvolvidos em Fortaleza e Caucaia para desafogar o trânsito destes municípios, tanto com parceria das prefeituras quanto do Estado.  “São mais de R$ 6 bilhões de investimento federal no Ceará para mobilidade”, frisou.

O governador Cid Gomes citou a melhoria que o equipamento vai trazer para a vida dos cidadãos, principalmente aos que residem nos município nas cidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. “Agora, o cidadão que gastava até uma hora para chegar ao seu trabalho, vai levar apenas 30 minutos. Isso é qualidade de vida”, comemorou. O governador também lembrou de como o metrô tem sido bem recebido pela população, chegando até a se transformar num passeio turístico durante as férias.

Cid ainda ressaltou os demais projetos que vem sendo executados e planejados pelo Governo do Estado para criação de uma malha metroferroviária, que “em nada ficará devendo aos demais estados”. Foram citados: a Linha Leste, que ligará o Centro ao bairro Edson Queiroz; o Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, que, conforme o Governador, poderá chegar até o terminal de passageiros do Porto do Mucuripe; além da Linha Oeste, que atualmente liga Caucaia a Fortaleza, mas já teve projeto apresentado à ministra Míriam Belchior para ser eletrificada e estendida até o Pécem. Ao todo, são 71 km de metrô passando pela capital.

Após o descerramento da placa, a presidenta Dilma Rousseff, salientou a importância da parceira entre os governos federal, estadual e municipal para melhorar a mobilidade urbana. “Estes projetos, como o que estamos inaugurando hoje, mostram muito bem a política do Governo Federal para tornar os direitos fundamentais acessíveis pela população, como é o direito ao transporte de qualidade”, afirmou. A presidenta ainda ratificou a falta de investimento na área nas últimas décadas pela antiga mentalidade de que estado e municípios deveriam se responsabilizar por mobilidade. “Na década de 70, quando começou uma urbanização muito rápida nas capitais, entendia-se que metrô era coisa de rico. Fazer metrô com grande concentração urbana é muito mais difícil, mas estamos investindo nisso”, ressaltou.

Dilma encerrou a solenidade parabenizando o Governo do Estado pela tão esperada inauguração e cumprimentando o governador pela escolha dos nomes das estações que fazem referência a personalidades locais.

Luanna Patrícia
twitter: @metrofor