Metrô de Sobral próximo da conclusão

30 de outubro de 2013 - 05:00

A expectativa da direção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) é de que, em novembro, seja concluída a desapropriação e implantação dos trilhos do ramal que liga o bairro de Grendene à Cohab III. Segundo o diretor de desenvolvimento e tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão, o trecho corresponde a, no máximo, 2% do total dos 5,7 quilômetros do ramal citado.
O judiciário já garantiu a imissão de posse dos cinco imóveis restantes. Assim que as demolições e as obras da via forem concluídas, será feito o ajuste para a implementação da operação assistida. Durante seis meses os usuários vão ter a oportunidade de conhecer o equipamento gratuitamente, das 8 às 12 horas. Esta fase é necessária para, dentre outras ações, verificar o funcionamento dos equipamentos na prática.
Com o sistema de transporte metroviário implantado, a administração de Sobral, por sua vez, implantará o Sistema Integrado de Transportes (Sistrans), com o pagamento de uma única tarifa para os dois modais de transporte. Dessa forma o usuário poderá se descolar  por todo o percurso do metrô de Sobral pagando uma única passagem ou, se preferir, descerá da estação e tomará um coletivo pagando apenas uma passagem.

Conheça o sistema
O sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Os dois ramais formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas e que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística. O segundo ramal estar sendo implantado ligando as fábricas da Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções.
O VLT é composto de quatro composições em operação e uma de reserva, totalizando cinco composições, todas fabricadas pela empresa cearense Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O Governo do Ceará investiu na compra dos equipamentos cerca de R$ 22,4 milhões. Cada VLT é formado por dois carros, tem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de 358 passageiros.

Saiba mais
O funcionamento em operação assistida já acontece com a linha sul do metrô de Fortaleza desde junho do ano passado. Na Capital, a previsão é de operar comercialmente no primeiro semestre do ano que vem, das 5 às 23 horas.
O metrô de Sobral deverá funcionar comercialmente também das 5 às 23 horas.

Marcos Cavalcante – Assessor de Imprensa

(85) 3101-7115 e (85) 85633186