VLT: Cid Gomes fará trajeto teste entre Parangaba e Estação Borges de Melo

19 de dezembro de 2013 - 05:07

 

O governador Cid Gomes faz nesta quinta-feira (19), às 16 horas, uma viagem de inspeção e texto do Ramal VLT Parangaba-Mucuripe. Ele vai embarcar às 16 horas na estação da Parangaba e seguirá até a estação da avenida Borges de Melo.  O Ramal Parangaba-Mucuripe, que já registra mais de 43% de suas obras concluídas, terá 12,7 km, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O VLT deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2014. Os profissionais de imprensa deverão aguardar o Governador na Estação Borges de Melo.

O novo modal implantado pelo Governo do Estado mediante a Secretaria da Infraestrutura, vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o bairro do Mucuripe e se constitui em uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Estão sendo investidos no novo modal recursos da ordem de R$ 276,9 milhões.

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba – Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

VLT: Vigas no elevado da Parangaba usará treliças

As obras de implantação do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a a colocação de 52 vigas de concreto sobre as colunas do elevado naquele trecho. Quatro vigas, de 45 toneladas, foram colocadas no viaduto sobre a avenida Júlio Abreu (continuação da Avenida Dom Luís) no último dia 16 de novembro, mediante a utilização de guindastes. No trecho da Parangaba será utilizado o método de treliça lançadeira de vigas, que requer menos espaço na operação, evitando desapropriações de terrenos.

A treliça lançadeira de vigas é o equipamento que opera sobre apoios especiais deslocando vigas desde o canteiro até os respectivos apoios. Esse tipo de equipamento pode ser utilizado em curvas e rampas. Além dos módulos treliçados principais, compõem o conjunto da treliça: torres, binários, carrinhos, carrelones e fisquetes. A utilização deste equipamentos é amplo podendo se usado, além do lançamento de vigas, em obras de arte especiais, na suspensão de pontes, na construção de cais, entre outras.

A utilização das treliças na colocação das vigas se justifica pela menor necessidade de espaço para o equipamento, ao contrário dos guindastes, reduzindo as desapropriações de áreas para a passagem das máquinas, minimizando assim os impactos sobre as comunidades que moram às margens da via. Ele também explicou que a colocação das vigas, devido ao seu peso e comprimento dessas estruturas, é uma operação que requer grande planejamento uma vez que é necessário carregar a viga até o local, descarregar e fazer a montagem. As vigas são fabricadas no próprio canteiro de obras. Foram utilizados dois guindastes para os trabalhos.Fazem parte do projeto do VLT elevados sobre as avenidas Pontes Vieira, Raul Barbosa e Antônio Sales.

As obras do VLT ramal Parangaba-Mucuripe avançam ainda em várias frentes de obra. Na altura da Avenida Aguanambi, continua a operação de içamento das primeiras 14 vigas de concreto sobre as travessas da parte elevada do Ramal. A ação acontece no trecho situado ao lado do Comando da Polícia Militar, no bairro de Fátima, em direção à estação Rodoviária, num trecho de 400 metros de extensão. A colocação das vigas, fabricadas no local em concreto protendido e pesando 97 toneladas e 33 metros de vão cada uma, está sendo feita com a utilização de guindastes especiais pelo consórcio CPE-VLT, supervisionado por técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado – Seinfra. A operação começou com a colocação das nove primeiras vigas sobre os pilares no trecho entre as avenidas Aguanambi e Borges de Melo.

A frente de obra já alcançou o outro lado da avenida Aguanambi concentrando agora seus trabalhos nas proximidades da ponte do canal do Tauape, perto da Base Aérea de Fortaleza. O trecho também será em elevado, mas as vigas serão feitas diretamente naos pilares, sem necessidade de içamento das peças. Na Estação Iate, no Mucuripe, estão sendo feitos os serviços de implantação da estação. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continuam. Estão sendo construídas as passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que segue paralela à linha do ramal.

No bairro Vila União, onde ficará a Estação Rodoviária, está sendo construído um túnel para permitir que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea, de forma a fazer fluir melhor o trânsito naquela via. No mesmo local já estão instalados os gradis que vão isolar linha férrea, possibilitando a segurança de moradores e usuários do novo transporte. A estação Rodoviária está em fase de finalização e será a primeira, entre as dez estações previstas, a ficar pronta.

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