Jornalistas estrangeiros visitam Fortaleza em preparação para a Copa do Mundo

18 de março de 2014 - 05:03

Uma comitiva formada por jornalistas internacionais  a Fortaleza, para conhecer a estrutura da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A iniciativa do Governo Federal, por meio da Embratur e Secom Internacional, da Presidência da República, contemplou profissionais de imprensa de jornais de grande circulação em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. A comitiva foi recebida na Arena Castelão pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, e pela secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, que apresentaram os números e ações para o Mundial. A visita aconteceu no último dia 17.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da estrutura física da Arena Castelão, os jornalistas conheceram alguns dos equipamentos de mobilidade urbana que poderão ser utilizados pelos visitantes durante os jogos da Copa do Mundo. A comitiva foi acompanhada pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e por Natasha Nunes, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Após uma palestra sobra a Linha Sul, os jornalistas partiram de metrô da estação Chico da Silva (subterrânea e localizada no Centro de Fortaleza), até a estação elevada da Parangaba, situada no bairro de mesmo nome e estrategicamente inserida para facilitar a integração entre as linhas de ônibus e a o VLT do ramal Parangaba-Mucuripe.

 

História

Durante a visita os jornalistas tomaram conhecimento de algumas peculiaridades e destaques do projeto de reforma, ampliação, modernização e operação do estádio e puderam conversar com o ex-jogador Mirandinha, primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra e o primeiro cearense a jogar na Seleção Brasileira. Eles conheceram as histórias da pedreira Francisca Falcão e do auxiliar de serviços gerais Luis Nobre, que aprenderam a ler no canteiro de obras. Falcão tem uma relação familiar com o estádio, já que seu pai e avó participaram da construção do Castelão em 1973 e, anos mais tarde, foi ela quem contribuiu na grande transformação da arena. Luis Nobre participou dos trabalhos de modernização desde o início e continua trabalhando no estádio, aos 58 anos iniciou o processo para obter carteira de habilitação depois de ser alfabetizado.

A secretária Patrícia Macêdo enaltece o intercâmbio. “A visita de jornalistas de outros países é sempre importante. Tanto pela reflexão que o olhar de fora provoca, quanto pela oportunidade que temos de mostrar para o mundo o que somos e temos. A cidade de Fortaleza preparada para receber a Copa do Mundo. Tenho segurança em afirmar que estamos entre as melhores das 12 sedes, tanto pela experiência que já tivemos com a Copa das Confederações, quanto pelo que já fizemos para bem acolher o evento. Os jornalistas que recebemos hoje tiveram oportunidade de observar isso.” Foi muito interessante conhecer os projetos do Ceará para a Copa”, afirma James Riach, do jornal britânico The Guardian.

Mais informações

Marcos Cavalcante – Assessoria de Imprensa do Metrofor

(85) 3101-7115 e (85) 8563-3186