Linha Sul transportou mais de 800 mil em dois meses

5 de dezembro de 2014 - 05:44

Atualmente as equipes do Metrofor trabalham para ter quatro trens na linha durante o horário comercial, melhorando o conforto e reduzindo o tempo de espera


Nos dois primeiros meses de operação comercial a Linha Sul do Metrô de Fortaleza transportou quase 840 mil passageiros. São trabalhadores, estudantes e idosos que veem no serviço metroviário um meio rápido, seguro e confortável de transporte. A partir das 6h30, quando as estações são abertas, o fluxo de passageiros parte de estações como Carlito Benevides, Jereissati e Maracanaú. No começo da tarde até o fechamento das estações, às 19 horas, o fluxo parte de estações como Benfica, José de Alencar e Parangaba.

Atualmente as equipes do Metrofor trabalham para ter quatro Trens Unidade Elétrica (TUE´s) diariamente, fazendo com que o tempo de espera na estação seja de 19 minutos, de segunda-feira a sábado. Cada composição formada por seis carros pode transportar nos horários de pico, em uma única viagem, aproximadamente 900 pessoas. O número equivale a quase 12 ônibus convencionais que transportam, em média, 75 passageiros por viagem.

A passagem da Linha Sul, que vai da estação Carlito Benevides, em Pacatuba, para a estação Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, é de R$ 2,20 a inteira e R$ 1,10 a meia passagem. Idosos, pessoas com deficiência não pagam a passagem metroviária, bastando se dirigir à bilheteria na estação para assegurar a gratuidade.

Melhorias

Enquanto a Linha Sul segue na operação comercial, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) trabalha para melhorar a qualidade dos serviços. Licitações dos sistemes de comunicação, bilhetagem, telecomunicações e sinalização estão em andamento. Quando os equipamentos e serviços forem implantados, a quantidade de trens será aumentada, reduzindo o tempo de espera pelos trens entre três e seis minutos nas estações. A oferta do serviço também será incrementada, com abertura das estações às 5h30 e fechamento às 23 horas.

 

Saiba mais

 

A Linha Sul liga Fortaleza a Pacatuba. O sistema conta com 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneos e 2,2 km em elevado. Atualmente 18 estações estão em funcionamento. A operação comercial teve início em primeiro de outubro de 2014. Antes a Linha Sul operava de forma assistida, com horário reduzido de serviços.

 

Endereço das estações

 

Estação Endereço

 

Chico da Silva Rua Padre Mororó, Centro

 

José de Alencar Av. Tristão Gonçalves, S/N, esquina rua Liberato Barroso

 

São Benedito Av Tristão Gonçalves, esquina rua Clarindo de Queiroz

 

Benfica Av Carapinima 2087

 

Padre Cícero Em construção, atras do campo do Ceará

 

Porangabussu Rua Prof Costa Mendes, S/N, entre a av. José Bastos e rua Machado de Assis

 

Couto Fernandes Av. Américo Barreira, 4601 C. Fernandes

 

Juscelino Kubitschek – (Em construção), entre av João Pessoa e rua Ceará, próximo ao

bar avião

 

Parangaba Rua Dom Pedro II, 91 Parangaba

 

Vila Peri Rua Cônego de Castro, 1387 Vila Peri

 

Manoel Sátiro Rua Manoel Sátiro, 529 Vila Manoel Sátiro

 

Mondubim Rua Manoel Sátiro, 1159 Mondubim

 

Conj. Esperança Av. Penetração Norte, 235 C. Esperança

 

Aracapé Linha Férrea, 2611 Aracapé

 

Alto Alegre Linha Férrea, s/n Alto Alegre

 

Rachel de Queiroz Av. Central, s/n Acaracuzinho

 

Vírgilio Távora Rua 20, Novo Maracanaú

 

Maracanaú Rua Henrique Mendes, s/n Centro

 

Jereissati Linha Férrea S/N

 

Carlito Benevides Rua 17, 01 Bom Futuro Vila das Flores