Metrofor recebe secretário Lúcio Gomes e anuncia automatização da Linha Sul

10 de agosto de 2015 - 19:41

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) recebeu nesta segunda-feira a visita do secretário das Cidades do Ceará, Lúcio Gomes, que realizou a primeira reunião de trabalho com a Companhia. Lúcio foi recebido pelo presidente da Metrofor, Eduardo Hotz, e pela equipe de diretores da estatal, que apresentaram os projetos em curso e o cronograma de trabalho para os próximos meses. Entre as ações, foi detalhado o projeto de automatização da Linha Sul do metrô de Fortaleza, cuja contratação foi realizada em julho.

“Foi uma reunião muito positiva e que faz parte de uma série de reuniões que estou fazendo com todas as vinculadas da pasta das Cidades. Assim como outros serviços que nós gerenciamos, o metrô sem dúvida é uma atividade de forte impacto na vida da população e essa reunião serviu para iniciar esse acompanhamento que será realizado constantemente”, afirmou Lúcio, que tomou posse no cargo no início do mês.

A automatização da Linha Sul consiste na implantação do Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Tráfego e Energia, que será fornecido e implantado pela empresa MPE Engenharia e Serviços Ltda, ao valor global de 125,6 milhões, que são compostos por recursos do Governo do Estado (21,79%) e da União (78,21%). A ordem de serviço foi assinada no dia 17 de julho e o prazo de execução é de dois anos e meio.

“Esse sistema controla, por computador, todos os sistemas operacionais e de segurança da linha metroviária. É um sistema essencial. Ele permite que os trens andem na sua velocidade comercial mais adequada, que atendam à sua programação de trabalho; o sistema ainda permite o menor intervalo possível entre os trens, com a máxima segurança”, pontua o Eduardo Hotz. “O encontro com o secretário foi altamente produtivo e fundamental para as melhorias no serviço que serão implantadas”, completou o presidente da estatal.

O Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Tráfego e Energia é o módulo que permitirá o alcance das capacidades máximas da Linha Sul do metrô de Fortaleza. Ele é composto por um conjunto de equipamentos e softwares capazes de monitorar e controlar automaticamente diversos parâmetros operacionais do metrô. Por isso, esse sistema permitirá o aumento do número de trens elétricos em operação, bem como o aumento da velocidade.

Em conjunto com outros módulos, o Sistema de Sinalização e Controle de Trens, Tráfego e Energia viabilizará a redução do tempo médio de espera por trens nas estações, que deve cair dos atuais 20 minutos, para até 6 minutos, quando a execução chegar à totalidade. Com isso, haverá uma ampliação significativa na capacidade de transporte de passageiros do metrô de Fortaleza. Além de Lúcio, Hotz e os diretores da Metrofor, participaram da reunião o secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Quintino Vieira, e o secretário executivo da pasta, Ronaldo Borges.

SAIBA MAIS


No início de julho, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) assinou ordem de serviço para outro importante sistema que faz parte dos aprimoramentos da Linha Sul. Veja aqui.


CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SISTEMA DE SINALIZAÇÃO E CONTROLE DE TRENS, TRÁFEGO E ENERGIA:

 

  • Manter uma contínua supervisão da velocidade máxima de operação permitida em cada trecho da via, e impedir que os limites sejam ultrapassados. Com o sistema funcionando plenamente, será possível operar as TUEs (trens unidades elétricas) em até 80 km/h. O limite atual é de 70 km/h

  • Monitorar a distância entre os trens, durante a operação

  • Alinhamento e autorização de rotas dos trens, que será feito a partir do Centro de Controle de Operações (CCO) e dos postos de controle local, com cancelamento automático após a passagem dos trens.

  • Bloquear a autorização de eventuais rotas conflitantes.

  • Fornecer continuamente aos operadores informações sobre o controle das linhas, tanto em termos de tráfego como de alimentação elétrica.

  • Realizar automaticamente a mudança de trilho, através das máquinas de chave eletromecânicas.

  • Autonomia total para frear o trem em caso de necessidade.
10.08.2015
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