Alunos da rede pública se tornam agentes ambientais em curso na sede da Metrofor

28 de agosto de 2015 - 19:26

[ 28.08.2015 ]

Cerca de 25 alunos da rede municipal de ensino fazem parte da etapa inicial da formação de multiplicadores da consciência ambiental, no bairro Moura Brasil. A ação é uma iniciativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que possui uma política de meio ambiente alinhada com o desenvolvimento sustentável do Estado. A turma beneficiada é formada por alunos da escola municipal Moura Brasil, localizada ao lado da sede da Metrofor, por trás da Praça da Estação.

Os alunos receberam aulas sobre a importância dos recursos naturais para a vida humana, os estragos causados pela poluição e foram conscientizados sobre a importância da coleta seletiva de lixo. “Esse curso é apenas o pontapé inicial do nosso projeto. Temos parcerias com outros órgãos municipais e estaduais, que resultarão em palestras em escolas públicas, e além disso, nos  próximos meses, teremos novas turmas de alunos recebendo as orientações aqui na sede da Metrofor”, detalha Samuel Braga, assessor de meio ambiente da Metrofor.

A turma inicial recebeu aulas no período de 24/08 a 28/08, no auditório da Companhia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), do Governo do Estado. A iniciativa faz parte de um projeto cujo objetivo é amadurecer a relação dos moradores do entorno com o metrô, focando nas comunidades lindeiras – aquelas situadas ao lado das linhas ferroviárias. A meta da Metrofor, com isso, é despertar a consciência para a preservação do meio ambiente e do patrimônio público.

O acúmulo de lixo no entorno dos trilhos e o constante vandalismo contra o metrô são desafios para a Companhia. “Já realizamos um trabalho de limpeza nas linhas férreas, mas, ainda assim, é preciso trabalhar com a comunidade para mostrar que a via não é o cesto do lixo. Esse sujeira acaba trazendo problemas para a própria comunidade”, explica o assessor de meio ambiente da Metrofor, Samuel Braga. No último dia de atividades, encerrando o curso, os alunos fizeram um passeio educativo na Linha Sul. Durante a formação ambiental, os alunos são instigados a multiplicar o conhecimento no bairro, na rua, em casa e na escola.

Veja a galeria de fotos:

Pedro Alves

imprensa@metrofor.ce.gov.br