Semace aprova ações ambientais do VLT de Sobral

21 de março de 2017 - 19:31

21.03.2017

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aprovou o Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama) do VLT de Sobral, relativo aos anos de 2015 e 2016. A aprovação atesta que a operação do equipamento está em conformidade com a legislação ambiental, não representando impacto negativo na cidade. A aprovação do Rama é exigida na licença operacional que autoriza o funcionamento do VLT de Sobral até o ano de 2018.

Na análise das informações apresentadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, a Semace verificou itens como o impacto da operação no solo, a destinação dos efluentes líquidos, as emissões atmosféricas e a geração de ruídos. Todos esses itens receberam parecer favorável, atestando a conformidade do VLT de Sobral com as exigências ambientais.

Também foram analisadas as ações de cunho educacional que foram realizadas no último ano na cidade, como a realização de palestras educativas em escolas, abordando a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público. Também foram realizadas atividades de plantio de mudas e palestras sobre coleta seletiva de resíduos sólidos.

O relatório técnico da Semace também considera a importância do equipamento para o funcionamento da cidade. “O VLT de Sobral é um modal que, se implantado e operacionalizado de forma sustentável poderá gerar benefícios sociais à população local e desenvolvimento ao município”, diz o documento.

Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br