SEINFRA oficializa entrega de área do Terminal de Parangaba, utilizada em obra do VLT

23 de maio de 2017 - 16:19

23.05.2017

A Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA oficializou, na última sexta-feira (19), a entrega da área do município de Fortaleza, cedida para execução da estação Parangaba, do VLT Parangaba – Mucuripe. A área, que fica entre o terminal de ônibus de Parangaba e a estação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, estava cedida ao Estado desde o início das obras do VLT. 

Com a conclusão dos trabalhos da estação, a área foi liberada e entregue à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza –  Etufor. Na área, a SEINFRA realizou serviços de pavimentação e também implantação de meio- fio. 

Coordenada pela SEINFRA, a obra de construção do ramal Parangaba – Mucuripe está dividida em três trechos, e avança com mais de 60% de execução. O primeiro a ficar pronto será o trecho 2, que está com 94% de conclusão e fica entre as estações Parangaba e Borges de Melo. Em seguida, deve ser concluído o trecho 1, que contempla a construção da passagem inferior da Avenida Borges de Melo, e já alcança 55% de execução. A previsão é de que esse trecho seja entregue no segundo semestre de 2017. 

Já o trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Borges de Melo e Iate, está com expectativa de entrega até o início do ano que vem. Os serviços nos três trechos são executados pelo Consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S.A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda.

Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Parangaba e Mucuripe. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro em elevado. O Ramal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. 

Assessoria de Comunicação

imprensa@metrofor.ce.gov.br