Ceará Transparente: DAE se destaca como o maior escritório de arquitetura e engenharia do Estado

29 de agosto de 2017 - 00:00

29.08.2017

Enquanto a maioria dos estados brasileiros registra retração de investimentos e grandes problemas financeiros, o Ceará segue na contramão e conta com cerca de 500 obras em execução nos 184 municípios do Estado. O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), acompanha essas obras e também é responsável pela elaboração e análise de projetos de arquitetura e engenharia. Só no ano passado, foram mais de 800, o que torna o DAE o maior escritório de projetos de obras de edificações do Ceará.

alt

Para o superintendente do departamento, o engenheiro Sílvio Campos, os números mostram um avanço na política de infraestrutura estadual. “Ao longo dos cinco anos de existência do órgão, já foram geridos mais de R$ 4,5 bilhões em obras com o objetivo de prover a todas as regiões uma melhor estrutura de educação, saúde, cultura, dentre outras”, ressalta.

Com 54 profissionais, sendo 43 engenheiros e 11 arquitetos, o DAE atua em três grandes frentes: elaboração e avaliação de projetos de arquitetura e engenharia; fiscalização de obras; e avaliação de imóveis. Acionado pelas secretarias e órgãos estaduais, o órgão realiza análise, estudo e produção de projetos de edificação a partir dos objetivos e finalidades de cada construção.

Para a elaboração sempre são considerados os aspectos construtivos e de legislação para edificações de interesse social e equipamentos urbanos. “Conseguimos reunir num único órgão a expertise nas diversas áreas da engenharia e arquitetura, que mantêm diálogo constante na busca de inovação para os equipamentos públicos do Estado, de forma a conseguir soluções mais rápidas, econômicas e de qualidade, sempre primando aspectos como o respeito ao cidadão, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural”, enfatiza o superintendente.

Inventividade

Um dos exemplos é a construção do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que une, num mesmo espaço, órgãos do Sistema Judiciário, os governos estadual e municipais; e as políticas intersetoriais de Assistência Social, Segurança, Educação e Saúde no atendimento a crianças e adolescentes em conflito com a lei. “Uma das maiores preocupações na execução do projeto é a de preservar a integridade tanto do infrator quanto daqueles que tenham sofrido alguma infração, melhorando o fluxo de atendimento e eficácia na aplicação de medidas socioeducativas”, afirma Campos, lembrando que a integração é uma orientação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

alt

Outro exemplo é a área da Educação, que hoje soma mais de 200 equipamentos em obras. “As escolas de Ensino Médio entregues recentemente e aquelas em construção contam com projetos com módulos de blocos de seis a 12 salas de aula, que facilitam sua construção e replicação, sendo hoje adotado em todo o Brasil pelo Ministério da Educação”, revela Campos.

Na saúde, o destaque foi a utilização de unidades modulares na construção do novo setor da emergência do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em que, pela primeira vez no Brasil, foi utilizada a tecnologia para esse tipo de ambiente, garantindo uma entrega em tempo recorde. “Com custo equivalente às construções em alvenaria, conseguimos reduzir em mais da metade do tempo a construção do novo espaço, retirando dos corredores os pacientes que aguardam por atendimento naquele hospital. Com autorização do governador Camilo Santana, o DAE já está realizando o projeto para a construção de mais uma estrutura semelhante para o Hospital de Messejana”, conclui.