VLT: Obras entre Borges de Melo e Iate são retomadas, com a construção de estações e obras d’arte

12 de setembro de 2017 - 00:00

12/9/2017

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT Parangaba-Mucuripe, no trecho entre as estações Borges de Melo e Iate, estão sendo retomadas em sua totalidade nesta semana. No bairro São João do Tauape, serão construídas duas pontes e uma estação. Esse ponto é a sequência, após a Estação Borges de Melo. (O VLT já opera de forma assistida, entre as estações Parangaba e Borges de Melo).

As obras estão sendo realizadas pelas empresas vencedoras da última licitação, realizada em agosto, que dividiu o trecho em três lotes, de acordo com o serviço a ser realizado. Por enquanto, os trabalhos iniciados se referem aos lotes 1 e 2. O primeiro, de responsabilidade da empresa CG Construções LTDA., corresponde à construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes. Já o 2, de responsabilidade da Construtora Morais Vasconcelos LTDA., se refere à construção e conclusão de seis estações e três passarelas. As obras do lote 3, que correspondem às vias férreas e acessos, serão realizadas pelo consórcio formado pelas empresas CG Construções LTDA e Domo Construções LTDA – EPP. O valor previsto dos três lotes é de aproximadamente R$ 98 milhões.

Avanço nas obras

As obras também avançam na passagem inferior da Avenida Borges de Melo, com previsão de entrega até o final de 2017. Já o trecho 2, que fica entre as estações Parangaba e Borges de Melo, está quase finalizado e segue em operação assistida, com passageiros e embarque gratuito, de 06h ao meio-dia.

Saiba mais

Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Parangaba e Mucuripe. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O Ramal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.

Assessoria de Comunicação.